Policiais capixabas conquistam Nacional Interclubes da Segurança Pública


Na última quinta-feira (24), os policiais do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Espírito Santo golearam o 3º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e conquistaram o título da Liga da Segurança Pública Nacional Interclubes de Futebol – LSP Nacional 2022. A decisão foi disputada na Arena das Dunas, em Natal, no Rio Grande do Norte.

Atualmente apenas os estados capixaba e potiguar possuem ativas as Ligas de Segurança Pública regionais e o evento Nacional tem como objetivo fomentar a criação de outras competições nos demais entes federativos.

Para chegarem a grande final as duas equipes tiveram que ser Campeãs da LSP de seus respectivos estados.

A campanha da Seleção QCG, como também é conhecida a agremiação capixaba, perpassou por nove adversários dentre as equipes da Polícia Militar, da Polícia Penal, das Guardas Municipais e dos Agentes Socioeducativos.

O palco da decisão não poderia ter sido melhor: um estádio projetado para receber grandes jogos da Copa do Mundo de 2014, onde vários craques do futebol mundial puderam pisar.

Foto: Tiago Melo

Apesar da longa viagem de quase 40 horas, os policiais capixabas ignoraram o cansaço e deram aula de futebol, aplicando uma goleada de 5 a 1, tornando o time do QCG em campeão nacional da segurança pública.

No primeiro tempo o Soldado Hermógenes abriu o placar e ampliou logo em seguida. Ainda na etapa inicial o sargento William Marques marcou o terceiro gol do time capixaba.

Na segunda etapa o Sargento Magalhães fez um golaço pela ponta direita, soltando uma bomba indefensável para o goleiro do time potiguar. Para fechar a conta da seleção QCG, o soldado Audrey marca após cobrança de escanteio. Já no final de jogo a equipe potiguar diminui o placar com um gol de pênalti.

Saúde mental dos policiais militares

A Seleção QCG de Futebol surgiu da ideia de quatro grandes amigos policiais militares em razão da necessidade de proporcionar aos demais militares uma válvula de escape para as tensões provocadas pelas atividades laborais.

As patologias de ordem mental e psicológica tem sido consideradas o mal do século XXI e sem dúvida um dos maiores desafios para a saúde pública.

Isso porque o estresse cotidiano e a ausência de formação psicológica adequada têm causado crises de ansiedade, a síndrome de Burnout, a depressão e a cólera na sociedade atual como um todo.

Além do mais, o trabalho policial é descrito pela literatura como o mais estressante de todos os ofícios, uma vez que, estão constantemente expostos ao perigo e à agressão, devendo frequentemente intervir em situações de conflito.

Fatores como a ansiedade, depressão e estresse podem gerar impacto na execução do serviço público por parte do policial militar, gerando assim um círculo vicioso em decorrência das possíveis consequências criminais, administrativas e cíveis por uma possível má prestação de serviço.

Vários estudiosos da área da saúde mental já discorreram sobre a temática no público em geral e em especial no público policial.

A revista Exame publicou em setembro de 2019 uma matéria intitulada “No Brasil, mais policiais se suicidam do que morrem em confrontos” em que traz uma série de estudos relacionados a saúde mental do policial.

Segundo estudos científicos, a prática de esportes coletivos, como o futebol, além de liberar hormônios que trazem bem-estar, com a liberação da endorfina e serotonina, também faz bem para o "espírito" e trabalho em equipe, uma vez que há a necessidade de contato com outras pessoas e amigos.

Por esse motivo, o futebol diminui a sensação de tristeza e estresse, aliando-se na prevenção e no tratamento da ansiedade e depressão.

Esse ponto que o projeto amplo da Seleção QCG entra para o devido auxílio à Corporação na prevenção ao estresse.

O exercício do futebol, o ambiente entre amigos, e o extravaso das emoções reprimidas auxiliam no equilíbrio da ansiedade que influencia diretamente na qualidade de vida pessoal ao policial militar, no prazer profissional e consequente elevação do padrão de serviço a população.

E como consequência de um ambiente harmonioso e organizado os policiais militares tiveram alta performance atlética, sendo premiados com o título de campeão.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem