SEAG realiza Encontro Estadual de Fruticultura em Itarana



Com o objetivo de levar informações atualizadas sobre o cenário do comércio de frutas no Brasil e no mundo, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realizou o Encontro Estadual de Fruticultura no município de Itarana. O evento contou com a presença dos produtores rurais, profissionais da área, representantes de prefeituras, dentre outros atores envolvidos com a fruticultura capixaba.

O Estado apresenta condições edafoclimáticas que permitem o cultivo de diversas espécies frutícolas para fins comerciais, tornando-se uma grande opção de diversificação nos sistemas produtivos existentes. “Vamos investir em assistência técnica, infraestrutura, formando parceria com os municípios. A fruticultura é muito importante para o Espírito Santo”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.

“A Fruticultura é a terceira maior atividade do agronegócio em importância econômica no Estado, e apresentou em 2020 uma área cultivada de 73.620 hectares, com uma produção estimada de aproximadamente 1,21 milhões de toneladas, e envolvendo mais de 200 mil agricultores”, disse o coordenador de Fruticultura da Seag, Ederaldo Fleger.

A programação contou com a palestra do chefe da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira desta CEAGESP, Gabriel Bitencourt que destacou sobre o cenário do mercado de comercialização de frutas no Brasil e no Mundo.

Na oportunidade foi realizado o lançamento da Rota de Fruticultura das Montanhas Noroeste Serrana do Espírito Santo que visa uma estratégia que potencializará os ativos e potenciais da fruticultura desta região, com aumento na produtividade, volume de produção e qualidade dos frutos produzidos.

“A Seag sempre esteve de portas abertas para os nossos projetos. Esse encontro só foi possível por causa dessa parceria entre os municípios e o poder público. Não tenho dúvidas que vamos trabalhar para que a fruticultura da região cresça e seja destaque na região”, ressaltou o prefeito de Itarana, Vander Patrício

Os municípios componentes são: Afonso Cláudio, Itaguaçu, Itarana e Laranja da Terra. Foi instituído um comitê gestor específico da Rota, formado por diversas entidades ligadas ao tema. Também foi assinado o Termo de Cooperação com cinco municípios capixabas para fomentar plantios de novas áreas de cacau, utilizando mudas enxertadas com clones que comprovadamente apresentam melhores resultados nas lavouras do Espírito Santo.

“Para nós produtores é um momento de alegria em saber que nossa fruticultura será valorizada. A rota vai servir de exemplo para outros municípios que precisam fomentar a produção e comercialização de frutas”, disse o produtor rural, Hugo Patrício.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag


Postagem Anterior Próxima Postagem