Secretaria da Saúde realiza doação de tablets ao programa de pesquisa sobre câncer de pele da Ufes

 

Profissionais da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde (Sesa), realizaram, nesta terça-feira (22), a entrega de 24 tablets ao Programa de Assistência Dermatológica à população rural vulnerável e com câncer de pele (PAD), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A doação dos materiais faz parte da parceria entre o Estado e o programa no fortalecimento da vigilância do câncer relacionado ao trabalho, e a aquisição se deu por meio de reversão de multa do Ministério Público do Trabalho (MPT).

“Iniciamos uma parceria no segundo semestre de 2021 com o PAD para o desenvolvimento de ações de forma a identificar casos de câncer de pele relacionados ao trabalho. O PAD é um programa consolidado e muito importante no combate ao câncer de pele no Estado, e vimos a importância de estarmos juntos, uma vez que muitos desses cânceres identificados estão também relacionados às condições de trabalho daquela população”, explicou a coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Sesa, Liliane Graça Santana.

Segundo a coordenadora, os tablets vão possibilitar a informatização e integração dos dados médicos e epidemiológicos, facilitando o diagnóstico, tratamento, prevenção e notificação dos casos de câncer de pele no Estado.

“Estamos acompanhando, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde Metropolitana, os mutirões realizados no interior do Estado e os tablets auxiliarão nas notificações de forma mais rápida e informatizada. Desta forma, também teremos as informações para notificarmos no sistema estadual, o e-SUS Vigilância em Saúde, além de auxiliar a equipe técnica de Vigilância do Câncer a registrar oficialmente os dados de câncer no Estado”, afirmou Liliane Graça Santana.

A entrega dos materiais contou com a participação do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; do gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; da equipe técnica do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador e de Vigilância do Câncer; da referência técnica de Saúde do Trabalhador da Região Metropolitana, além das coordenadoras do PAD, a professora Patricia Henriques Lyra Frasson e Vera Lúcia Dttmann Jarske.

 

Trabalho em conjunto tem auxiliado na notificação de casos

De acordo com a coordenadora do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NEVISAT) da Sesa, Liliane Graça Santana, desde o início da parceria entre a Secretaria da Saúde e o Programa de Assistência Dermatológica à população rural vulnerável e com câncer de pele (PAD), desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo, em setembro de 2021, os dados de notificações de câncer de pele relacionados ao trabalho aumentaram em mais de 3.000%.

Antes da parceria, o Estado tinha registrado nos sistemas de informações em saúde cinco casos de câncer de pele relacionados ao trabalho em todos os anos anteriores. Após o trabalho conjunto com a participação da equipe da Secretaria em campo nas ações do PAD, já foram notificados 192 casos.

“A nossa parceria entre a Secretaria e o PAD foi firmada justamente para, além do acompanhamento dos mutirões in loco, poder, com os dados, dar maior visibilidade aos casos de câncer de pele, que podem ser diretamente relacionados ao trabalho desempenhado por estes cidadãos”, destacou a coordenadora.

O PAD foi criado em 1987 e é realizado em 11 municípios no interior do Estado, tendo como foco a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele da população rural atendida. O programa acontece nos municípios de Itaguaçu, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Vila Valério, Pancas, Laranja da Terra, Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Domingos Martins e Itarana.


Fonte: Governo ES



Postagem Anterior Próxima Postagem