TERÇOL: entenda as causas, os sintomas e saiba como prevenir a doença

Conheça os sintomas da doença que costuma ser mais recorrente em temporadas de calor.


É bem provável que em alguma época da vida você tenha se deparado com alguém, ou até mesmo você, com as pálpebras bastante doloridas, vermelhas e com edema. Popularmente conhecido como Terçol, o Hordéolo, nome científico para o problema nada mais é que um cisto pequeno e inflamado nessa área dos olhos.

A boa notícia fica por conta do tratamento simples, do fato de que a doença não é contagiosa, ao contrário do que muitos pensam, e da prevenção que pode ser feita por meio de uma boa higiene da região.

Dias quentes são mais favoráveis ao surgimento de terçol, diz especialista

Segundo a médica oftalmologista, Zandara Saliba, as inflamações nas pálpebras costumam piorar nas temporadas mais quentes do ano. Isso por que o calor pode aumentar a produção de gordura pelas glândulas palpebrais.

Na maioria das vezes, o tratamento é clínico, porém pode haver necessidade de cirurgia em casos mais graves.

Higienizar os olhos ajuda na prevenção das inflamações como o terço


Zandara destaca que as pessoas não estão acostumadas a higienizar os olhos com os cuidados e a atenção que merecem.
 
“Não estamos acostumados a higienizar os olhos ao tomarmos banho, mas é importante realizar essa limpeza para prevenir inflamações, principalmente para quem já tem predisposição e costuma ter esse tipo de problema. A higienização deve ser feita com shampoo neutro, limpando os cílios, nossa primeira frente de defesa, e as próprias pálpebras”, orienta.

Um outro ponto importante é que a doença, em geral, é autolimitida, ou seja, desaparece sem a necessidade de tratamento. Nesses casos, o hordéolo some sozinho, entre 5 e 7 dias. Já em situações mais graves, pode ser necessário drena-lo. 

“A orientação inicial, após se consultar com um médico oftalmologista, pode consistir em pomadas antibióticas e compressas quentes. No entanto, se a inflamação não melhorar no período previsto, é preciso voltar ao médico para uma nova avaliação, podendo ser necessária a drenagem do terçol”, destaca a oftalmologista.

Saiba quais os sintomas do terçol


- Coceira;

- Olhos lacrimejando;


- Vermelhidão;

- Dor;

- Região afetada com calor

Hábitos simples podem prevenir o problema

- Evite esfregar os olhos;

- Lavar as mãos com água e sabão constantemente;

- Não compartilhar cosméticos e maquiagens;

- Pessoas que usam lentes de contato devem manter a higienização das lentes de forma rigorosa;

- Uma alimentação saudável contribui para a manutenção de uma boa imunidade diminuindo os riscos de ser surpreendido por um terçol;

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem