VÍDEO flagra cobra cascavel dando à luz serpentes bebês



Temida por seu ataque preciso e veneno mortal, uma cobra cascavel foi filmada dando cria a vários bebês, em uma cena rara de se ver. O registro foi postado no perfil do instagram Fauna Nordestina, que é administrado pelo bombeiro civil Danilo Alves.

O texto destaca que essas cobras são vivíparas (não põe ovos para chocar) e que o desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo da fêmea. "A gestação dura de quatro a cinco meses e uma fêmea pode gerar de 6 a 22 filhotes numa mesma ninhada", diz a postagem, que não cita quando o vídeo foi feito nem qual a localização", diz a postagem.

No vídeo, o chocalho na extremidade da cauda chama atenção. É dali que sai o forte som que lhe é tão característico. Por isso, seu nome na língua tupi é Boicininga - "cobra que soa". Das mais de 30 espécies de cascavel que existem no mundo, apenas uma vive no Brasil - a Crotalus durissus.

Ao contrário do veneno dos seus parentes estrangeiros, que possui propriedades proteolíticas (necrosantes), o veneno da cobra brasileira tem efeito neurotóxico, atuando no sistema nervoso e gerando dificuldade de locomoção e respiração na vítima.

Fonte: Um Só Planeta


Postagem Anterior Próxima Postagem