VÍDEO mostra exato momento em que míssil atinge prédio em Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia

Imagem de carro que estava perto de prédio governamental de Kharkiv atingido por míssil russo em 1º de março de 2022 — Foto: Divulgação/Serviço de Emergência da Ucrânia/AFP


Houve uma explosão na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, na manhã desta terça-feira (1º) em frente a um prédio do governo regional.

Um vídeo mostra uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local.

A explosão aconteceu cerca de 8h (3h em Brasília). O toque de recolher havia terminado duas horas antes, de acordo com o Ministério do Interior da Rússia.

Ainda não se sabe se houve mortos ou feridos por causa da explosão.

O prefeito da cidade, Igor Terekhov, afirmou que na segunda-feira os russos atacaram um bairro residencial e mataram pelo menos 9 pessoas —sendo que 5 eram de uma mesma família, que morreu em um carro.

Oleg Synegubov, o chefe da administração regional, disse que a Rússia usou mísseis disparados de um veículo militar e os disparou de aviões. "Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil", ele afirmou.


Médicos são vistos no prédio do governo atacado em Kharkiv, a 2ª maior cidade da Ucrânia — Foto: REUTERS/Vyacheslav Madiyevskyy

Ucranianos pedem isolamento da Rússia após ataque

Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, pediu à comunidade internacional o isolamento completo da Rússia depois dos ataques em Kharkiv, a segunda maior cidade do país.

"Ataques bárbaros por mísseis russos na Praça da Liberdade, no centro, e em distritos residenciais de Kharkiv. Putin não consegue dobrar a Ucrânia. Ele está cometendo mais crimes de guerra só por fúria, [ele] mata civis inocentes", disse Kuleba.

Mykhailo Podolyak, um assessor da presidência do país, afirmou que a Rússia está atingindo regiões centrais de cidades para causar pânico e matar civis.

Fonte: G1    


Postagem Anterior Próxima Postagem