Abelhas se instalam em poste de energia e tiram a paz de moradores


Moradores de Bento Ferreira, em Vitória, têm se queixado de um enxame que se instalou dentro de um poste de energia elétrica do bairro. Por causa das abelhas, parte da calçada onde fica o poste, na Rua Chafic Murad, precisou ser interditada, para garantir a segurança de quem passa pelo local.

De acordo com moradores e pessoas que trabalham na região, o problema já dura mais de duas semanas. O Corpo de Bombeiros e a EDP, concessionária responsável pelo poste de energia, foram acionados, mas até agora a situação não foi resolvida.

Enquanto isso, as abelhas continuam incomodando a população e até invadindo residências e estabelecimentos comerciais. A cozinheira Adriana de Andrade Santos conta que os insetos costumam invadir seu local de trabalho.

"Continua perigoso. Inclusive já tem um outro poste que elas estão agitadas também. Elas estão entrando no serviço, correndo o risco de picar a gente. As pessoas estão com medo de passar por ali e agora já está na outra calçada também", disse.

Moradores disseram que um apicultor tem trabalhado para retirar as abelhas de dentro do poste. Inclusive, ele trouxe uma abelha rainha de Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana do Estado, e colocou dentro de uma caixa, próxima ao poste, na tentativa de atrair o enxame.

Algumas abelhas até foram para a caixa, mas muitas ainda permanecem no poste. "Eu ouvi ele falando que já gastou mais ou menos R$ 2 mil. Já foi em Santa Maria, fica andando para lá e para cá", contou o caseiro Jucelino Heredia.

O que dizem o Corpo de Bombeiros e a EDP

Por meio de nota o Corpo de Bombeiros informou que não pode resolver o problema, já que as abelhas estão no interior do poste de energia elétrica. Segundo os bombeiros, para fazer o extermínio das abelhas é necessário o uso de fogo, o que poderia afetar a fiação do poste.

Parte da calçada onde fica o poste precisou ser interditada para garantir a segurança dos pedestres - Foto: TV Vitória

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a responsabilidade para tirar as abelhas do local é da EDP, responsável pelo poste.

Também por nota, a concessionária de energia elétrica disse que o problema já foi resolvido. No entanto, essa não foi a situação presenciada pela equipe de jornalismo da TV Vitória/Record TV, que esteve no local na tarde desta quinta-feira. As abelhas continuam no local, colocando em risco comerciantes e moradores.

"Me sinto preocupada, porque eu sou alérgica. Se eu tomar uma picada, é complicado para mim", afirmou Adriana.

Picada de abelha pode levar à morte

O tenente-coronel Carlos Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, explicou que a picada de uma abelha é perigosa, principalmente para quem tem alergia. Segundo ele, em alguns casos, a picada pode levar à morte.

"Existem pessoas que têm alergia ao veneno dessa abelha. Então elas acabam tendo um edema de glote. Toda essa parte fica inchada (apontando para a garganta) e não consegue passar o ar. Então ela é levada a uma parada respiratória. Se não for feito um procedimento de reanimação muito rápido nessa vítima, ela leva também a uma parada cardiorrespiratória, que pode levar à morte em até dez minutos", alertou Carlos Wagner.

Fonte: TV Vitória/Record TV


Postagem Anterior Próxima Postagem