Abril Verde: Secretaria de Saúde de Jaguaré alerta para riscos de acidentes com escorpiões


No mês de abril celebra-se o Movimento Abril Verde para alertar a população em geral e conscientizar para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Neste mês comemora-se duas datas importantes para a área da Saúde. O dia 07 de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde – OMS, para se comemorar o Dia Mundial da Saúde. Já no dia 28 de abril se comemora o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

O laço verde é o símbolo do movimento e, neste mês, diversas atividades são desenvolvidas com o objetivo de alcançar melhor conscientização para a importância de prevenir acidentes de trabalho. Estudos apontam que mais de 2 milhões de brasileiros morrem todos os anos em acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Além do problema maior que é a perda de vidas, também há o prejuízo para a sociedade em gastos com custos de tratamentos devido a acidentes e doenças que afastam o trabalhador dos seus afazeres.

Preocupação com escorpiões

Em Jaguaré, neste período do ano, tem início a colheita do café e da pimenta do reino, que emprega grande número de trabalhadores locais e atrai outros tantos de estados vizinhos. A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, chama a atenção para que esses trabalhadores estejam atentos a todas as possibilidades de evitar acidentes.

Recentemente, devido às chuvas, o município se deparou com um novo problema, que são os caramujos africanos, que prejudicam plantações e causam doenças. Agora, com o tempo mais quente e seco, os produtores precisam redobrar a atenção com um velho conhecido: o escorpião.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde sobre acidentes envolvendo escorpiões, no período de 01/01/2022 a 26/04/2022, já começam a preocupar. Até agora foram 75 notificações, sendo 71 casos leves, 3 casos moderados e um caso considerado grave.

Os meses de agosto e setembro representam o período em que mais aparecem escorpiões, por ser o período de reprodução da espécie. Porém, em Jaguaré, sempre em períodos mais quentes, o escorpião começa a surgir com mais intensidade preocupando as autoridades.

Neste período de Abril Verde, a Secretaria de Saúde de Jaguaré alerta a produtores e trabalhadores rurais para reforçarem os cuidados de prevenção com esse animal peçonhento que todo ano representa muita dor de cabeça para a população.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Na lavoura e no secador de café:

- Tenha cuidado ao mover a lenha utilizada como combustível durante a secagem do café, pois, escorpiões tendem a se alojar entre elas, use sempre luvas de raspa de couro para realizar esse tipo de trabalho;

- Usar luvas de raspa de couro também ao manipular lajotas, entulhos, madeiras, telhas, etc;

- Usar botas de proteção durante o período de trabalho; verificar roupas, calçados, bonés e capacetes antes do uso;

- Usar perneiras de couro contra ataques de animais peçonhentos;

- Não colocar a mão dentro de cupinzeiros, tocas e buracos, esses locais podem servir de abrigo para animais peçonhentos.

- Tenha cuidado ao sentar ou deitar em gramados e troncos de árvores.

- Verificar os bornais, bolsas com marmitas e outros acessórios usados na lavoura antes de sair do trabalho, escorpiões podem ser transportados por meio desses utensílios para dentro de sua casa e

- Manter os quintais sempre limpos.

Outras medidas

- Examinar roupas (inclusive as de cama), calçados, toalhas de banho e de rosto, panos de chão e tapetes, antes de usar;

- Usar luvas de raspa de couro ou similar e calçados fechados durante o manuseio de materiais de construção, transporte de lenha, madeira e pedras em geral;

- Manter berços e camas afastados, no mínimo 10 cm, das paredes e evitar que mosquiteiros e roupas de cama esbarrem no chão;

- Tomar cuidado especial ao encostar em locais escuros e úmidos e com presença de baratas.

Se alguém for picado, O que fazer?

Deve-se agir de forma imediato e o tratamento iniciado o mais rápido possível

- Limpar o local com água e sabão;

- Procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente (UBS, posto de saúde, hospital de referência).

- Se for possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar o diagnóstico.

- Não amarrar ou fazer torniquete;

- Não aplicar nenhum tipo de substâncias sobre o local da picada (fezes, álcool, querosene, fumo, ervas, urina) nem fazer curativos que fechem o local, pois podem favorecer a ocorrência de infecções;

- Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada;

- Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, ou outros líquidos como álcool, gasolina, querosene, etc, pois não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguaré


Postagem Anterior Próxima Postagem