BR INTERDITADA: Deslizamento destrói posto da PRF e interdita BR-101

Reprodução - 01.04.2022
Deslizamento de terra em Paraty destrói posto da PRF na BR 101

Um deslizamento destruiu um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Paraty, Costa Verde fluminense, na manhã desta terça-feira. Segundo a corporação, o posto estava em atividade e havia uma equipe de plantão, mas não houve feridos. O deslizamento, que aconteceu por volta das 8h30, provocou ainda interdição total da BR-101 nos dois sentidos, na altura do quilômetro 578. Em Paraty, o volume de chuva até o momento é de 162 mm. Há, pelo menos, 20 pessoas desabrigadas na cidade . Há ainda outros pontos de deslizamentos e de quedas de árvores.

Jé em Angra dos Reis, cidade vizinha a Paraty, as fortes chuvas que assolaram o município na última madrugada fizeram a Defesa Civil Municipal decretar estado de alerta. No continente, a chuva alcançou a marca de 70 mm; já na Ilha Grande foram registrados 408 mm em Araçatiba e 416 mm no Abraão. Todas as 20 sirenes do município foram acionadas por conta de riscos de deslizamentos. Ao todo, 85 escolas da rede pública municipal de ensino tiveram as aulas suspensas e estão à disposição para receber os moradores. Duas famílias estão abrigadas.

Uma equipe composta de 40 profissionais da Secretaria Executiva de Serviço Público já está se deslocando à Ilha Grande para reforçar as ações relacionadas às chuvas. Mensagens de evacuação também foram enviadas aos moradores da Vila Histórica de Mambucaba, Morro da Boa Vista, Parque Perequê e Parque Mambucaba, em função do risco exclusivo de alagamentos nessas localidades, com a junção das fortes chuvas e da maré alta.

Nessa quinta-feira, 31 de março, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra (Cemaden-AR) já havia informado que existia a possibilidade de chuva forte no município nesta sexta-feira e no sábado. A Defesa Civil enviou SMS atualizando o cenário metereológico aos moradores. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário metereológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.

Rio tem previsão de mais chuva forte nesta sexta

Após o temporal que alagou o Rio nesta quinta-feira e madrugada desta sexta-feira, o município retornou ao estágio de mobilização às 6h15. Segundo Centro de Operação Rio, houve redução nos acumulados de chuvas nas últimas horas na cidade. O Alerta Rio informa que núcleos de chuva mais intensos que atuavam sobre a Zona Oeste se deslocaram em direção ao oceano. Nuvens baixas atuam sobre a cidade. A previsão para as próximas horas é de chuva moderada, ocasionalmente forte, em pontos isolados. Garis suspenderam a paralisação em razão do temporal desta quinta.

A chuva foi tão intensa na Tijuca que encheu o piscinão da Praça da Bandeira, favorecendo alagamentos. A capacidade do reservatório é de 18 mil metros cúbicos. O acumulado durante o temporal foi de 18,3 mil metros cúbicos. É a terceira vez que isso acontece.

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem