Casal capixaba busca filho nascido de barriga de aluguel na Ucrânia

Casal de brasileiros que foi para a Ucrânia buscar filho conheceu a criança — Foto: João Paulo Bogucki Gomes/Arquivo pessoal

O casal de brasileiros que foi para a Ucrânia buscar o filho deles que nasceu em uma barriga de aluguel no país do leste europeu, conheceu a criança nesta quinta-feira (31).

A professora Priscila Rodrigues e o engenheiro marítimo João Paulo Bogucki chegaram à Lviv na noite da última segunda (28), no 33º dia da guerra. O filho deles, João Levi, nasceu há quase duas semanas, no dia 19 de março, em uma maternidade de Kiev, capital do país.

"Primeiras noites como pais", comemorou o engenheiro.

Em guerra, desde que foi invadida pela Rússia no dia 24 de fevereiro, a Ucrânia é um destino muito procurado por casais que buscam a contratação de barrigas de aluguel. Milhares de bebês nascem dessa forma todos os anos em tempos normais e muitos dos clientes são estrangeiros.

O casal precisou esperar que a criança fosse levada de Kiev para Lviv para só então encontrá-lo, já que a capital ucraniana é um dos principais alvos da Rússia e está cercada pelas tropas de Vladmir Putin.

No entanto, Paulo relatou que em Lviv, cidade que fica mais a oeste do país, o clima de tensão é menor.

"A clinica trouxe ele para Lviv, não fomos para Kiev. Aqui a vida segue normal, sem transtorno com guerra. Apenas as sirenes soam as vezes", falou.

Desde que nasceu, o filho do casal de capixabas foi mantido em local seguro. Após três dias em observação na maternidade, o bebê foi levado para um abrigo da clínica responsável pelo serviço de barriga de aluguel.

"A ideia é ir para Polônia passar uns dias, para o neném fortalecer. A Polônia é também o país de origem dos meus avós maternos, que vieram imigrantes para o Brasil nos anos 30, após a Primeira Guerra Mundial, para a região de Águia Branca", explicou o pai.

João Levi, filho de casal brasileiro que buscou barriga de aluguel na Ucrânia — Foto: João Paulo Bogucki Gomes/Arquivo pessoal

Por que a Ucrânia é um centro de barriga de aluguel?

A Ucrânia tornou-se um dos principais destinos de pais e mães em busca de barriga de aluguel devido ao preço atraente - quase metade do valor cobrado em outros países.

No Brasil, a prática de barriga de aluguel - ou gestação de substituição - só é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) quando não possui fins lucrativos.

Em contrapartida, diversos países permitem legalmente o procedimento de barriga de aluguel com fins lucrativos - inclusive para estrangeiros.

Com o início da guerra, alguns pais estrangeiros não têm conseguido ir buscar os bebês nascidos de barrigas de aluguel na Ucrânia.

Fonte: G1

Postagem Anterior Próxima Postagem