Como carregar o celular corretamente [e mais rápido]



Problemas com a bateria do celular são mais comuns do que gostaríamos. Mas você sabia que a forma como você faz uso do smartphone e do carregador podem influenciar a vida útil do componente? Para evitar erros rotineiros que podem prejudicar o aparelho, veja, a seguir, algumas dicas de como carregar o celular corretamente e saiba o que não fazer durante o processo.

As baterias de íon de lítio, quando chegam perto do vazio, começam a puxar uma corrente constante e a operar em baixa voltagem, o que é benéfico para a saúde do componente, de acordo com a Battery University.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% - entre 80% e 30%, para ser mais específico - para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

karemFoto: Tecnoblog


O que NÃO fazer ao carregar o celular

1. Sempre carregar até 100%

Sabemos que ver o ícone de bateria completamente cheio pode dar uma sensação de paz no coração de quem tem uma rotina agitada. Mas essa prática, de forma recorrente, não é tão boa para baterias de íon de lítio.

Você já deve ter percebido que celulares mais recentes com sistema de carregamento rápido geralmente dão um boost no início do processo, e depois o tornam mais lento. Existe uma explicação para isso.

De acordo com a Apple, a recarga mais lenta a partir dos 80% é uma questão de longevidade. Nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria excede o limite recomendado.
Carregamento da bateria íon-lítio (Imagem: Reprodução/Apple) - Foto: Tecnoblog

Portanto, o hábito da recarga noturna - isto é, carregar o aparelho durante toda a noite, e tirar o celular da tomada apenas ao acordar pela manhã - não é nada saudável.

2. Deixar a bateria zerar antes de carregar o celular

Do mesmo modo que chegar ao máximo não é indicado, o extremo contrário também deve ser evitado. O ideal é manter a bateria do seu celular na faixa entre 20% e 80% para aumentar a sua vida útil.

Você não precisa ter medo de fazer pequenas recargas de bateria, adicionando cerca de 10%, ao longo do dia - esta prática é aconselhável. Mas se ela for pouco prática para você, tente ao menos monitorar quando o aparelho atinge 50% de carga para completá-la.

Caso você esteja planejando passar bastante tempo sem utilizar o telefone, mantenha ao menos metade da capacidade de bateria do aparelho carregada - a dica é da Samsung.

3. Expor o telefone ao calor excessivo

Evitar a exposição ao calor pode ser uma das recomendações mais difíceis para seguir dependendo da sua profissão e da região onde você mora.

Eu já cansei de ver motoristas de aplicativo sofrendo com esse problema no calorão do Rio de Janeiro, com o telefone grudado ao painel do carro sob um sol de mais de 40°C, e ainda conectado ao carregador. Ainda assim, a dica é válida para quem pode segui-la.

E o aquecimento por uso também conta, viu? Nada de passar horas jogando com o celular espetado na tomada, já com 100% de bateria. Use o aparelho normalmente e, quando precisar, faça uma recarga - você poupará seu bolso no futuro.

Como carregar o celular mais rápido

Não existe milagre para fazer o celular carregar mais rápido. Porém, existem algumas medidas que podem ajudar no processo de carregamento, mesmo que o celular não suporte a tecnologia de carregamento rápido.

1. Desligue o celular

Se usar o celular enquanto ele carrega não é uma das suas prioridades, desligue o aparelho e deixe-o em paz por alguns minutos.

Se o celular não têm ou não suporta um plugue de tomada para carregamento rápido, desligar o celular enquanto ele carrega definitivamente é a melhor medida para acelerar o processo, ou melhor, não desacelerar o carregamento por conta do uso e atividades em segundo plano.

2. Ative o modo avião

Pela mesma lógica do item anterior, usar o celular enquanto ele carrega desacelera o carregamento, principalmente se você está usando redes móveis (3G/4G) ao invés do Wi-Fi.

Mesmo que não esteja usando, pode ser que atividades em segundo plano aproveitem esse tempo “ocioso” para baixar novas atualizações de aplicativos, receber notificações ou fazer backup dos dados em nuvem.

3. Use um cabo de qualidade (prefira o original)

É meio difícil impedir o desgaste de um componente que corre para todos os lados — da bolsa para a mesa, da mesa para a bolsa, para o chão e assim vai —, mas é bom ter cuidado com ele.

Normalmente os cabos originais (aqueles que vêm na caixa do celular) são produzidos para funcionar melhor com aquele dispositivo que ele acompanha, assim como o carregador de parede.

Pode ser que você tenha diversos cabos espalhados pela casa e ao compará-los, vai perceber que são diferentes em flexibilidade e espessura. Alguns dispositivos não exigem tanto quanto outros, esse é um dos motivos da diferença.

Exemplo: ao tentar conectar meu Kindle ao computador para transferir arquivos com o cabo original do fone de ouvido (já que ele tem a mesma entrada e estava por perto), o e-reader nem sequer foi reconhecido no computador. Troquei o cabo e funcionou normalmente.

4. Carregue na tomada

Pode ser uma dica sem sentido. Mas já vi muita gente carregamento o celular na entrada USB do computador.

Acontece que essa entrada libera menos energia que um plugue de tomada, com isso, o carregamento tende a ser mais lento.

Mas é preciso prestar atenção às especificações de cada carregador para não danificar o aparelho, se usar um carregador mais potente em um celular que não esteja preparado para ele, ao invés de carregar mais rápido, pode é “fritar” os componentes.

São duas indicações de saída de energia para ficar de olho:
Tensão: medida em volts (V);
Corrente: medida em amperes (A).

Se o carregador que pretende usar segue as especificações que o aparelho exige, então é seguro. Normalmente elas são encontradas na traseira do dispositivo, na caixa ou mesmo no carregador original.

5. Evite o carregamento sem fio

Por mais moderno que seja e cada vez mais presente nos aparelhos do mercado, o carregamento sem fio é mais um cômodo, um conforto que um “salva-vidas”.

Esse tipo de carregamento é feito pelas chamadas “bobinas de indução”, gerando um campo magnético e uma corrente elétrica para abastecer a bateria do celular.

Contudo, a tecnologia tende a ser mais lenta que o cabo e exige que o celular esteja alinhado e próximo da base.

6. Não abra mão do carregamento rápido

Agora, se você tem um celular que já disponibiliza um plugue de tomada para carregamento rápido. Essa é a primeira opção que deve considerar, sem nem questionar.

Só tome cuidado para não esquecer o celular em superfícies que contribuem para o superaquecimento, como em cima da cama.

Por trabalhar com potências maiores que dos carregadores convencionais, é normal o celular ficar mais quente, mas fique tranquilo, ele já está preparado para isso.

Com informações: TecnoBlog,  Battery University, Apple e Samsung


Postagem Anterior Próxima Postagem