Quer emagrecer? Conheça técnicas saudáveis que dão resultados


As dietas da moda prometem resultados rápidos para a perda de peso. Mas, além de não serem equilibradas nutricionalmente, podem causar sérios danos para a saúde. Por isso, quando se tem o objetivo de emagrecer, é fundamental adotar técnicas saudáveis, que têm como base em fundamentos científicos e que garantem a perda de peso de maneira equilibrada.

Emagrecimento não tem fórmula mágica: é preciso adotar hábitos e um estilo de vida que contribuam com a perda dos quilos indesejados. É possível, entretanto, adotar algumas técnicas saudáveis que podem te ajudar a acelerar esse processo.

Riscos do excesso de peso

Aproximadamente 53% da população brasileira tem alguns quilinhos a mais, segundo o Ministério da Saúde. A obesidade é uma condição que pode ser fator de risco para outras doenças - como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, além de outros problemas como refluxo, artrite e artrose.

Dicas para perder peso mais rápido

As técnicas para emagrecer de maneira mais rápida precisam ser seguidas com cuidado, como orientações para se cuidar melhor, ter mais qualidade de vida e perder os quilos extra. Ainda, é essencial procurar um profissional da nutrição para planejamentos alimentares específicos, de acordo com cada necessidade.

Veja quais são as melhores dicas para ter bons resultados!

Alimentar-se devagar

Comer devagar e repousar os talheres enquanto mastiga é um passo importante para a perda de peso.

Dessa maneira, é possível sentir melhor a sensação de saciedade, além de aproveitar o sabor de cada alimento e facilitar o processo de digestão.

Quem come muito rápido tem mais dificuldade em perceber os sinais do estômago e do cérebro de que você já está satisfeito.

Beber bastante água

Todo mundo sabe que beber água é importante. Mas quais os motivos?

A verdade é que cada célula de nosso corpo precisa de água. A hidratação ajuda a acelerar o metabolismo, a absorver melhor os nutrientes que ingerimos e, também, auxilia o organismo a eliminar as toxinas.

Beber água entre as principais refeições também colabora com a sensação de saciedade.

Cada adulto deve beber entre 1,5 a 3 litros por dia. Para saber quanto cada um deve beber, é preciso calcular 35 ml de água por quilo de peso.

Consumir fibras

Para perder peso de maneira eficiente, é necessário aumentar o consumo de alimentos sacietógenos, ou seja, que passam mais tempo no estômago e menos tempo em trânsito intestinal. Eles aumentam, dessa forma, a sensação de saciedade.

Geralmente, são ricos em fibras e água. Normalmente, precisam de uma mastigação mais longa - favorecendo a liberação do hormônio colecistoquinina (CKK). O CKK é captado pelo cérebro, que recebe uma mensagem de saciedade;

São alimentos sacietógenos: brócolis, alface, couve, aveia, linhaça, abacaxi, banana nanica e pera, por exemplo.

Evitar açúcar refinado

O açúcar refinado é uma caloria vazia, ou seja, não tem nutrientes e ainda pode engordar se consumido em excesso.

Este alimento também pode causar vício, já que estimula a produção da dopamina, o hormônio do prazer e do bem-estar. É preciso consumi-lo com muita moderação.

Fugir de dietas restritivas

As dietas restritivas são um perigo para a saúde e um risco para um emagrecimento. Primeiro porque limitar demais os alimentos faz com que o corpo desacelere o metabolismo, para poupar energia.

Em segundo lugar, a restrição de calorias não significa uma reeducação alimentar, e é bastante difícil de manter a longo prazo. Por isso, os quilos perdidos podem logo ser recuperados.

Conhecer o jejum intermitente

O jejum intermitente é uma estratégia de emagrecimento muito eficiente. A perda de peso é possível porque, nos períodos sem a ingestão de alimentos, o corpo acaba utilizando estoques de gordura para se manter ativo. Isso significa que, por meio do jejum, aumentam as chances de se perder massa gorda.

Praticar atividades físicas

O emagrecimento só acontece quando há um déficit calórico - ou seja, quando se gasta mais calorias do que se consome. Por isso, exercícios físicos são fundamentais para quem tem intenção de perder peso, já que eles aceleram o metabolismo e favorecem a queima de calorias.

As atividades físicas também são grandes aliadas da saúde. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 a 300 minutos semanais de atividade aeróbica por semana para todos os adultos.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem