Desabamento de prédio no ES: Veja o que pode ter causado explosão

Vista aérea de terreno onde prédio de três andares desabou no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

De forma paralela ao trabalho de resgate às vítimas do desabamento do prédio de três andares em Vila Velha, na Grande Vitória, equipes da perícia do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo realizaram as primeiras avaliações no local para tentar explicar as causas da tragédia.

Para isso, utilizam o vídeo registrado por uma câmera de videomonitoramento próxima ao prédio, que mostra uma explosão momentos antes da estrutura desabar.

De acordo com o coronel Wagner Borges, assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, há indícios que a explosão tenha sido ocasionada por vazamento de gás de cozinha, mas outras possibilidades também não são descartadas.

"Temos ali um automóvel com gás natural, que é mais leve que o gás ambiente, então ele se dissipa para locais mais elevados e sai com facilidade. Dificilmente esse tipo de gás provoca uma explosão como essa. Em segundo lugar, nós temos um apartamento como esse com GLP, que é o gás de cozinha. O gás de cozinha, sim, pode provocar a explosão que vimos. Outros fatores também podem acontecer [ser a causa], com probabilidade muito menor, como uma bomba", afirmou Wagner.

A definição da causa do incidente só será atestada, porém, após relatório final da perícia técnica.

Após a retirada completa das vítimas e a limpeza dos escombros, os profissionais voltam ao local para realizar a perícia final. O prazo para conclusão do laudo é de 20 dias.

"As nossas equipes de perícia já estão no local, já estão fazendo a avaliação do vídeo, da cena, mesmo sem a liberação para os exames, devido à ampla experiência dessas equipes", afirmou o coronel.

Irregular, diz Crea

Especialistas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) constataram que o prédio foi executado de maneira irregular, sem projetos, sem anotações de responsabilidade técnica, sem acompanhamento de um profissional de engenharia e sem cumprir as Normas Brasileiras Regulamentadoras.


>> RESGATE | Corpo de idoso é achado e número de mortos em desabamento de prédio sobe para três


Desabamento

O imóvel desabou na manhã desta quinta-feira (21).

Uma mulher, uma adolescente e um idoso morreram. Camila Morassuti Cardoso, de 36 anos, e Sabrina, de 15, são mãe e filha. Eduardo Cardoso é pai de Camila e avô de Sabrina.

A irmã de Camila, Larissa, foi resgatada com vida.

Prédio desabou em Vila Velha — Foto: Diony Silva/TV Gazeta

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem