Desmobilização de plataformas de petróleo e gás podem criar 9 mil empregos no ES


Com o passar dos anos e o esgotamento na produção de alguns campos de exploração de petróleo e gás no litoral brasileiro, uma prática que vem se tornando muito comum atualmente é o chamado descomissionamento das plataformas.

O processo consiste em desmobilizar essas estruturas e fazer a recomposição ambiental do local onde era feita a exploração.

Tal processo requer grande know-how das empresas contratadas para esse tipo de serviço e tem sido visto como grande oportunidade para a ampliação dos seus negócios.

Esse mercado será debatido nesta quarta-feira (27), no segundo dia da 3ª Conferência Onshore e Offshore, evento que faz parte da Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia (Fecapge). A feira teve início nesta terça-feira (26) e é realizada no Centro de Convenções de Vitória.

O debate sobre esse mercado fará parte do painel "oportunidades para a cadeia de fornecedores", que terá início a partir das 17 horas. O tema será abordado pelo coordenador da área de Defesa de Interesses da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Gustavo Nunes.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 18 poços localizados no litoral capixaba foram aprovados para passarem pelo processo de descomissionamento.

O coordenador da Findes cita que esses descomissionamentos podem gerar cerca de 9 mil empregos, sendo 1,5 mil diretos e 7,5 mil indiretos.

"Um poço de exploração tem um tempo de vida útil. Depois disso, é preciso desmobilizá-lo e fazer a recomposição ambiental. Até porque o custo de produção acaba ficando muito alto e é preciso fazer esse descomissionamento. O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de petróleo e gás do Brasil e possui algumas estruturas antigas, que precisam ser desmobilizadas".

Em sua participação no evento, Gustavo falará sobre um programa da Findes, o +Negócios, que tem por objetivo conectar as indústrias demandantes e potenciais fornecedores capixabas, visando gerar novas oportunidades de negócios e parcerias, aproximando as empresas e possibilitando network, principalmente na cadeia de descomissionamento.

"Nesse painel vamos tratar das oportunidades para as pequenas e médias empresas neste mercado de descomissionamento", destacou.

Programação da 3ª Conferência Onshore e Offshore desta quarta-feira

17h - Painel III – Oportunidades para a cadeia de fornecedores
Soluções Sebrae
Mais negócios – Gustavo Nunes, coordenador de defesa de interesses, Findes
Qualificações – Alessandro De Castro, superintendente, IEL
Qualificações – Karen Cubas, gerente da UnIBP, IBP

18h30 (duração de 30 minutos) – Seminário técnico I
1. Endserv - Tatyana
Oferta permanente: Campos Maduros

Fecapge

A Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia (Fecapge) teve início nesta terça-feira e segue até quinta-feira (28). O evento tem entrada gratuita e é realizado no Centro de Convenções de Vitória.

Entretanto, é necessário inscrição prévia para ter acesso ao evento. O funcionamento da feira é de 14h às 21h em todos os dias do evento.

A proposta da Fecapge é promover a difusão dos projetos e expertises do segmento, por meio da troca de experiências e debates, além de identificar potencialidades capixabas do setor. O evento ainda visa fomentar a divulgação e comercialização de produtos e prestação de serviços, nas rodadas de negócios.

Para o organizador do evento, Manoel de Oliveira Passos, a Fecapge é um espaço que vai oportunizar aos participantes a troca de experiência por meio da 3ª Conferência Onshore e Offshore, geração de renda por meio da Rodada de Negócios, além da participação de importantes empresas do setor de Petróleo, Gás e Energia, na Feira.

“Os pequenos são extremamente importantes para compor a cadeia produtos do setor aqui no Espírito Santo, por isso, criamos um ambiente em que vamos juntar esses atores no mesmo local”, disse Passos.

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho, o Governo do Estado, por meio da Aderes, vem mais uma vez oportunizar espaços para a geração de renda e capacitação voltada para os pequenos negócios.

“Dessa vez estamos apoiando a Feira Capixaba de Empresas do Setor de Petróleo, Gás e Energia (Fecapge), que tem o propósito de valorizar as pequenas empresas desse segmento”, afirmou o diretor-presidente da Aderes.

A Fecapge é uma realização da Associação Capixaba das Empresas de Serviço de Petróleo, Gás e Energia, em conjunto com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Aderes).

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem