FESTA DA PENHA: Romaria dos Homens reúne mais de 800 mil fiéis em devoção à Nossa Senhora da Penha


Romeiros começaram caminhada de 14 quilômetros com saída da Catedral de Vitória, rumo ao Parque da Prainha, em Vila Velha, na noite deste sábado (23).

Romaria dos Homens durante a Festa da Penha — Foto: Vitor Jubini/Rede Gazeta

A Romaria dos Homens, também chamada de Romaria das Famílias, reuniu, na noite desse sábado (23), cerca de 800 mil fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha, de acordo com a organização da Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo.

São 14 quilômetros de caminhada. Os romeiros deixaram a Catedral de Vitória, rumo ao Parque da Prainha, em Vila Velha, logo depois das 19h.

Antes do início do percurso, a Missa de Envio foi celebrada na Catedral de Vitória pelo bispo auxiliar Andherson Franklin Lustoza de Sousa.

Durante o trajeto, os romeiros cantaram e fizeram orações em agradecimento às graças alcançadas ou fizeram pedidos à padroeira do estado.

Em sua última edição presencial, em 2019, antes da pandemia da Covid-19, a Romaria dos Homens reuniu cerca de 700 mil fiéis. No ano seguinte, a imagem da santa percorreu bairros da Grande Vitória. Em 2021, a programação foi em formato virtual. Este ano, o evento voltou com a programação presencial.

A mesa que leva a santa, que antes tinha 1,3 metro de altura, tem 1,5 metro neste ano e foi iluminada com LED, para ficar mais visível ao público. Ela também foi decorada com duas dúzias de lisianto, cinco dúzias de rosas, cinco dúzias de egípcio, três dúzias de avencão e quatro dúzias de boca de leão.

Após a chegada dos romeiros ao destino final, no final da noite, foi realizada missa celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos.



Fieis na frente da Catedral de Vitória antes da caminhada da Romaria dos Homens — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Vista aérea do início da Romaria dos Homens, que saiu da Catedral de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Fonte: G1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem