Greve do INSS: quatro agências do ES não funcionam nesta sexta-feira


Quatro agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão fechadas, nesta sexta-feira (01), no Espírito Santo. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Servidores da Previdência (Sindiprev). As agências ficam em Vila Velha, Cariacica, Viana e Domingos Martins.

Os servidores de carreira do órgão aderiram aos movimentos nacionais iniciado no dia 23 de março. Desde então, ocorreram paralisações pontuais. Na última quarta-feira (30), os peritos do INSS também entraram de greve.

Das 32 agências do Espírito Santo, quatro não funcionaram nesta sexta. A maioria das pessoas que tinham agendamento ficaram sem atendimento. Algumas ainda conseguiram ser atendidas, pois nem todos os servidores adeririam à paralisação.

Ainda segundo o sindicato que representa a categoria, as agências do INSS fazem a remarcação, mas, para isso, é preciso que os servidores liguem para o telefone 135 para saber quando será o novo atendimento.

Reivindicações dos servidores

Os servidores querem reposição salarial de 19,99%, referente as perdas por causa da inflação dos últimos três anos. Segundo eles, desde 2015, a categoria está sem reajuste salarial.

Além disso, os servidores pedem a contratação de novos funcionários. Atualmente, o INSS tem 19 mil servidores. Segundo o sindicato, seriam necessários mais 23 mil. A categoria argumenta que milhões de processos de beneficiários estão parados por falta de profissionais. No Espírito Santom são mais de 35 mil processos.

De acordo com os servidores, uma audiência com o Ministério da Economia deve acontecer até segunda-feira (04), quando serão definidos os rumos do movimento grevista.

A reportagem encontrou em contato com a assessoria de comunicação do INSS no Estado, que orientou que procurasse a equipe de Brasília para comentar sobre as reinvindicações. O órgão nacional, no entanto, não respondeu aos questionamentos. A reportagem será atualizada quando recebermos um posicionamento.

Fonte TV Vitória/Record TV.


Postagem Anterior Próxima Postagem