CARNAVAL ES 2022: Veja dicas para os foliões curtirem os desfiles no Sambão do Povo


Desfiles de sexta-feira (8) e sábado (9) serão transmitidos pelo g1 e pela TV Gazeta.

Depois de dois anos sem desfiles por causa da pandemia da Covid-19, as escolas de samba do carnaval capixaba voltam ao Sambão do Povo, em Vitória, a partir de quinta-feira (7)

Os desfiles de sexta (8) e sábado (9) serão transmitidos pelo g1 e pela TV GAZETA.

Previstos inicialmente para a semana que antecede o carnaval oficial, os desfiles foram adiados este ano em razão da alta nos casos de Covid-19 no Espírito Santo.

Os foliões precisam estar atentos a algumas regras e cuidados para acessar a passarela do samba durante os três dias de desfiles.

Motoristas também devem ficar atentos às alterações no trânsito. De acordo com a Prefeitura de Vitória, serão oito pontos de interdição nas imediações do Sambão do Povo.

O serviço de transporte público será reforçado de acordo com a demanda e no sábado (9) foliões vão contar com um serviço especial para chegar ao local.

Escolas de samba capixabas fizeram ensaios no Sambão do Povo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

REGRAS PARA OS FOLIÕES QUE VÃO ASSISTIR OS DESFILES

Alimentação: cada pessoa pode levar duas garrafas plásticas de 500 ml cada e dois lanches como sanduíches, salgados ou frutas. Só é permitido entrar com bolsas térmicas. Garrafas de vidro, caixas de isopor e caixas térmicas estão proibidas.

PASSAPORTE DA VACINA E USO DA MÁSCARAS

Máscaras: para os desfiles do Sambão do Povo, as medidas de combate a pandemia do Covid-19 seguirão a legislação em vigor na data de realização do evento.

De acordo com o último mapa de risco do governo do estado, Vitória é uma das 44 cidades classificadas em risco baixo para a transmissão da Covid-19. Pelas regras do governo do estado, o uso de máscaras não é mais exigido em ambientes abertos e academias, apenas em locais fechados.

Além disso, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que cidades que estão nessa classificação não têm mais limitação de público para shows e eventos culturais e esportivos.

Passaporte da vacina: em Vitória, o passaporte da vacina deverá ser apresentado pelos foliões porque, pelas regras do governo do estado, apenas nas cidades classificadas em risco muito baixo o documento não é exigido.

Uma lei, que proibia a obrigação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada em ambientes fechados de estabelecimentos e eventos na capital capixaba, chegou a ser sancionada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), mas foi vetada pelo Tribunal de Justiça.

Dicas para os foliões que vão desfilar

Escolas de samba capixabas fizeram ensaios antes dos desfiles no Sambão do Povo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
  • Antes de sair de casa, confira a sua fantasia e veja se todos os itens estão presentes e se todos eles têm condições de ser presos ao corpo. Algumas fantasias podem precisar de pequenos ajustes antes do desfile. A escola pode perder ponto se a fantasia estiver incompleta
  • A recomendação das escolas é que se chegue na concentração com cerca de 2h de antecedência em relação ao horário do desfile. Assim, é possível arrumar as alas e conferir os componentes com tranquilidade.
  • Na hora do desfile, o folião não pode entrar na avenida portando ou vestindo nenhum objeto que não esteja na fantasia apresentada pela escola. Se isso acontecer, a escola perde ponto. Não pode entrar segurando copos ou latinhas e nem manusear o celular dentro da avenida. Bolsas também não podem estar aparentes. Cobrir a bolsa com a camisa da agremiação ou usar uma pochete são algumas alternativas
Alterações no trânsito

Estrutura do Sambão do Povo para o carnaval de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Serão oito pontos de interdição nas imediações do Sambão do Povo durante os dias de desfiles das escolas de samba.
  • Em direção ao Teatro Carmélia: o trânsito será deslocado para a Rua Engenheiro Manoel de Passos Barros.
  • Em frente ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase): é o acesso principal à área do evento e vai contar com agentes de Trânsito para dar orientações
  • Em frente à Igreja Deus é Amor: com a proibição de seguir no sentido Parque Tancredão pela rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, agentes ficarão no local durante todo o evento
  • Em frente ao Posto Ipiranga: o fluxo de veículos será desviado pela avenida Santo Antônio, com saúda pelo posto Ouro Negro
  • Ao lado do Posto Ipiranga: o fechamento será realizado para evitar que veículos que acessem o estabelecimento passem pela área interditada, atrapalhando a fluidez do trânsito no local;
  • Rua Major Rabaioli: a rua será fechada e agentes estarão presentes até o fim do turno. O acesso será permitido apenas para moradores que estarão com credencial oferecida pela organização dos desfiles
  • Em frente à Clínica dos Acidentados: local será fechado com presença de agentes até o fim do turno e o acesso será permitido apenas para moradores que estarão com credencial oferecida pela organização dos desfiles
  • Em frente ao Mar e Terra: o local estará fechado com os agentes de Trânsito durante toda a noite de desfiles permitindo a passagem apenas dos residentes do bairro credenciados pela empresa organizadora do carnaval de Vitória.
Serviço de transporte

Terminal de Jardim América, em Cariacica — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Sistema Transcol: a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que haverá reforço da frota nos terminais do sistema Transcol. Não foram informadas quais linhas terão reforço porque de acordo com a companhia, o reforço será na frota dos terminais, de acordo com a demanda.

Transporte oficial: uma opção especial de transporte chamada Squad será oferecida aos foliões no dia das apresentações do Grupo Especial, no sábado. O cliente pode escolher o melhor horário e o local de origem, que pode ser de diferentes pontos de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cariacica, Domingos Martins e Viana, e comprar seu bilhete pela plataforma. Os ônibus ficarão estacionados no Tancredão e o retorno para o local de origem é feito em 45 minutos após o término do evento.

Transporte por aplicativo: quem quiser ir de transporte por aplicativo, o endereço do Sambão do Povo é Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. Outros pontos de referência que podem ser usados para embarque e desembarque são Parque Tancredão e Clínica dos Acidentados (concentração) e Clube de Pesca (dispersão).

Segurança

Além do patrulhamento a pé e em viaturas no entorno, a Guarda Municipal de Vitória vai fiscalizar o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas. Para evitar transtornos no trânsito, principalmente na região da Segunda Ponte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai colaborar com efetivo.

Iluminação

A pista do Sambão do Povo recebeu 326 novos projetores com tecnologia LED. De acordo com a Prefeitura, o nível de luminosidade melhorou em cerca de 20% com uma economia de 55% do consumo de energia. Também foram instalados projetores de tecnologia LED no entorno do Sambão do Povo. Durante o evento, oito geradores garantirão fonte alternativa de energia para que, em caso de falha na rede de distribuição elétrica da concessionária, a iluminação continue em pleno funcionamento.

Ingressos

Os foliões que ainda não adquiram ingressos para o carnaval de Vitória ainda podem comprar pela internet. Ainda há ingressos disponíveis para arquibancada e camarotes.

Confira os horários e a ordem dos desfiles

Na quinta, os portões serão abertos a partir das 20h e os início dos desfiles está previsto para 22h com previsão de encerramento às 3h. Na sexta e no sábado, os portões abrem a partir das 20h e os desfiles começam a partir das 22h com previsão de término às 6h do domingo (10).

Dia 7 - Grupo B
  • Unidos de Barreiros
  • Independente de Eucalipto
  • Mocidade Serrana
  • União Jovem de Itacibá
  • Mocidade Serrana
  • Tradição Serrana

Dia 8 - Grupo A
  • Independente de São Torquato
  • Chega Mais
  • Chegou O que Faltava
  • Mocidade da Praia
  • Rosas de Ouro
  • Pega no Samba
  • Império de Fátima

Dia 9 - Grupo Especial
  • Unidos de Jucutuquara
  • Imperatriz do Forte
  • Novo Império
  • Independentes de Boa Vista
  • Mocidade Unida da Glória
  • Unidos da Piedade
  • Grêmio Recreativo Andaraí
Fonte:g1 ES



Postagem Anterior Próxima Postagem