Desfiles de sexta-feira (8) e sábado (9) serão transmitidos pelo g1 e pela TV Gazeta.
Depois de dois anos sem desfiles por causa da pandemia da Covid-19, as escolas de samba do carnaval capixaba voltam ao Sambão do Povo, em Vitória, a partir de quinta-feira (7)
Os desfiles de sexta (8) e sábado (9) serão transmitidos pelo g1 e pela TV GAZETA.
Previstos inicialmente para a semana que antecede o carnaval oficial, os desfiles foram adiados este ano em razão da alta nos casos de Covid-19 no Espírito Santo.
Os foliões precisam estar atentos a algumas regras e cuidados para acessar a passarela do samba durante os três dias de desfiles.
Motoristas também devem ficar atentos às alterações no trânsito. De acordo com a Prefeitura de Vitória, serão oito pontos de interdição nas imediações do Sambão do Povo.
O serviço de transporte público será reforçado de acordo com a demanda e no sábado (9) foliões vão contar com um serviço especial para chegar ao local.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/h/v/BijZVBSBWq0ADMc97O1A/quarto-dia-ensaio-tecnico-26-03-2022-bruto.mov-snapshot-02.02.922.jpg)
Escolas de samba capixabas fizeram ensaios no Sambão do Povo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
REGRAS PARA OS FOLIÕES QUE VÃO ASSISTIR OS DESFILES
Alimentação: cada pessoa pode levar duas garrafas plásticas de 500 ml cada e dois lanches como sanduíches, salgados ou frutas. Só é permitido entrar com bolsas térmicas. Garrafas de vidro, caixas de isopor e caixas térmicas estão proibidas.
PASSAPORTE DA VACINA E USO DA MÁSCARAS
Máscaras: para os desfiles do Sambão do Povo, as medidas de combate a pandemia do Covid-19 seguirão a legislação em vigor na data de realização do evento.
De acordo com o último mapa de risco do governo do estado, Vitória é uma das 44 cidades classificadas em risco baixo para a transmissão da Covid-19. Pelas regras do governo do estado, o uso de máscaras não é mais exigido em ambientes abertos e academias, apenas em locais fechados.
Além disso, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que cidades que estão nessa classificação não têm mais limitação de público para shows e eventos culturais e esportivos.
Passaporte da vacina: em Vitória, o passaporte da vacina deverá ser apresentado pelos foliões porque, pelas regras do governo do estado, apenas nas cidades classificadas em risco muito baixo o documento não é exigido.
Uma lei, que proibia a obrigação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para entrada em ambientes fechados de estabelecimentos e eventos na capital capixaba, chegou a ser sancionada pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), mas foi vetada pelo Tribunal de Justiça.
Dicas para os foliões que vão desfilar
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/Y/H/0x3YkFQdeGP5RnsVV1mQ/quarto-dia-ensaio-tecnico-26-03-2022-bruto.mov-snapshot-11.06.265.jpg)
Escolas de samba capixabas fizeram ensaios antes dos desfiles no Sambão do Povo — Foto: Reprodução/TV Gazeta
- Antes de sair de casa, confira a sua fantasia e veja se todos os itens estão presentes e se todos eles têm condições de ser presos ao corpo. Algumas fantasias podem precisar de pequenos ajustes antes do desfile. A escola pode perder ponto se a fantasia estiver incompleta
- A recomendação das escolas é que se chegue na concentração com cerca de 2h de antecedência em relação ao horário do desfile. Assim, é possível arrumar as alas e conferir os componentes com tranquilidade.
- Na hora do desfile, o folião não pode entrar na avenida portando ou vestindo nenhum objeto que não esteja na fantasia apresentada pela escola. Se isso acontecer, a escola perde ponto. Não pode entrar segurando copos ou latinhas e nem manusear o celular dentro da avenida. Bolsas também não podem estar aparentes. Cobrir a bolsa com a camisa da agremiação ou usar uma pochete são algumas alternativas
Alterações no trânsito
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/8/m/KSJ8K5TAOSAF29IseKzw/bdes-pgm-marc-7-sambao.mov-snapshot-02.51-2022.03.07-10.59.21-.jpg)
Estrutura do Sambão do Povo para o carnaval de Vitória — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Serão oito pontos de interdição nas imediações do Sambão do Povo durante os dias de desfiles das escolas de samba.
- Em direção ao Teatro Carmélia: o trânsito será deslocado para a Rua Engenheiro Manoel de Passos Barros.
- Em frente ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase): é o acesso principal à área do evento e vai contar com agentes de Trânsito para dar orientações
- Em frente à Igreja Deus é Amor: com a proibição de seguir no sentido Parque Tancredão pela rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros, agentes ficarão no local durante todo o evento
- Em frente ao Posto Ipiranga: o fluxo de veículos será desviado pela avenida Santo Antônio, com saúda pelo posto Ouro Negro
- Ao lado do Posto Ipiranga: o fechamento será realizado para evitar que veículos que acessem o estabelecimento passem pela área interditada, atrapalhando a fluidez do trânsito no local;
- Rua Major Rabaioli: a rua será fechada e agentes estarão presentes até o fim do turno. O acesso será permitido apenas para moradores que estarão com credencial oferecida pela organização dos desfiles
- Em frente à Clínica dos Acidentados: local será fechado com presença de agentes até o fim do turno e o acesso será permitido apenas para moradores que estarão com credencial oferecida pela organização dos desfiles
- Em frente ao Mar e Terra: o local estará fechado com os agentes de Trânsito durante toda a noite de desfiles permitindo a passagem apenas dos residentes do bairro credenciados pela empresa organizadora do carnaval de Vitória.
Serviço de transporte
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/T/D/zfJ2RqRHm3yi2J42VzjQ/imagens-terminal-de-jardim-america-17-06-21.mov-snapshot-00.53-2021.06.18-09.29.09-.jpg)
Terminal de Jardim América, em Cariacica — Foto: Reprodução/TV Gazeta
Sistema Transcol: a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES) informou que haverá reforço da frota nos terminais do sistema Transcol. Não foram informadas quais linhas terão reforço porque de acordo com a companhia, o reforço será na frota dos terminais, de acordo com a demanda.
Transporte oficial: uma opção especial de transporte chamada Squad será oferecida aos foliões no dia das apresentações do Grupo Especial, no sábado. O cliente pode escolher o melhor horário e o local de origem, que pode ser de diferentes pontos de Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Cariacica, Domingos Martins e Viana, e comprar seu bilhete pela plataforma. Os ônibus ficarão estacionados no Tancredão e o retorno para o local de origem é feito em 45 minutos após o término do evento.
Transporte por aplicativo: quem quiser ir de transporte por aplicativo, o endereço do Sambão do Povo é Avenida Dário Lourenço de Souza, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. Outros pontos de referência que podem ser usados para embarque e desembarque são Parque Tancredão e Clínica dos Acidentados (concentração) e Clube de Pesca (dispersão).
Segurança
Além do patrulhamento a pé e em viaturas no entorno, a Guarda Municipal de Vitória vai fiscalizar o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas. Para evitar transtornos no trânsito, principalmente na região da Segunda Ponte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai colaborar com efetivo.
Iluminação
A pista do Sambão do Povo recebeu 326 novos projetores com tecnologia LED. De acordo com a Prefeitura, o nível de luminosidade melhorou em cerca de 20% com uma economia de 55% do consumo de energia. Também foram instalados projetores de tecnologia LED no entorno do Sambão do Povo. Durante o evento, oito geradores garantirão fonte alternativa de energia para que, em caso de falha na rede de distribuição elétrica da concessionária, a iluminação continue em pleno funcionamento.
Ingressos
Os foliões que ainda não adquiram ingressos para o carnaval de Vitória ainda podem comprar pela internet. Ainda há ingressos disponíveis para arquibancada e camarotes.
Confira os horários e a ordem dos desfiles
Na quinta, os portões serão abertos a partir das 20h e os início dos desfiles está previsto para 22h com previsão de encerramento às 3h. Na sexta e no sábado, os portões abrem a partir das 20h e os desfiles começam a partir das 22h com previsão de término às 6h do domingo (10).
Dia 7 - Grupo B
- Unidos de Barreiros
- Independente de Eucalipto
- Mocidade Serrana
- União Jovem de Itacibá
- Mocidade Serrana
- Tradição Serrana
Dia 8 - Grupo A
- Independente de São Torquato
- Chega Mais
- Chegou O que Faltava
- Mocidade da Praia
- Rosas de Ouro
- Pega no Samba
- Império de Fátima
Dia 9 - Grupo Especial
- Unidos de Jucutuquara
- Imperatriz do Forte
- Novo Império
- Independentes de Boa Vista
- Mocidade Unida da Glória
- Unidos da Piedade
- Grêmio Recreativo Andaraí
Fonte:g1 ES