Hepatite em crianças: entenda doença misteriosa que deixa médicos em alerta no ES


Os casos de hepatite aguda grave em crianças têm deixado médicos em alerta ao redor do mundo. Detectada em pelo menos 12 países, principalmente os europeus, a doença preocupa pelo receio de uma epidemia. Israel e Estados unidos também registraram casos da doença. Além disso, a origem da inflamação que atinge o fígado ainda é desconhecida.

As crianças que adoeceram têm entre 1 mês e 16 anos, mas a maioria é menor de 10 anos de idade.

No dia 15 deste mês, a Organização Mundial de Saúde, emitiu um alerta sobre os episódios de hepatite aguda grave. Até o momento, uma criança morreu vítima da doença. Aproximadamente 190 casos foram registrados até agora, segundo dados da OMS.

Ainda de acordo com o órgão, 17 crianças precisaram passar por transplante de fígado por causa da doença misteriosa.

No dia 24 de abril, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de todos os Estados do Brasil, e do Distrito Federal, receberam uma comunicação de risco da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. De acordo com o documento, nenhum vínculo com a vacina contra a covid-19 foi identificado e não há notificações de casos no Brasil relacionados ao evento.

Por enquanto, a probabilidade maior é de que a doença tenha sido desencadeada por uma causa infecciosa, porém não foi estabelecido vínculo com alimentos tóxicos ou contaminados.

Pediatras do ES em alerta

Segundo a pediatra Roberta Fragoso, os médicos estão atentos às recomendações e informações emitidas pelas comunidades internacionais, acompanhando de perto todos os dados epidemiológicos apresentados.

Os casos de hepatite que acometeram as crianças até agora, em sua maioria, começaram com sintomas típicos de gastroenterite (diarreia, dor de barriga, náuseas, vômitos e mal-estar), evoluindo para quadros de icterícia (pele amarelada) ficando definido no curso da investigação o quadro de uma hepatite possivelmente infecciosa.

"A hipótese que vem sendo apresentada é que essa hepatite seja decorrente de um tipo de vírus chamado adenovírus. Esse mecanismo de como o vírus provoca essa injúria pode ser especificamente pelo próprio vírus, mediando essa inflamação e levando, então, a morte dessas células no fígado, que a gente chama de necrose hepática ou até com um mecanismo que seja imunologicamente mediado", explicou a médica.

Roberta disse ainda que os registros deverão ser acompanhados caso venham a ocorrer no Espírito Santo.

O que é a hepatite e quais os sintomas em crianças

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por infecções virais, toxinas, medicamentos e outras condições médicas. As causas mais comuns de hepatite viral são os vírus da hepatite A, hepatite B e hepatite C. No caso das crianças, as hepatites infecciosas e também medicamentosas são as mais comuns.

Entre os sintomas, de acordo com Roberta Fragoso, estão vômito, diarreia, fezes pálidas ou esbranquiçadas, urina mais escura, náusea e às vezes febre, além dos olhos amarelados.

Como prevenir?

No caso das hepatites A e B, existem vacinas que ajudam a proteger contra as doenças e inclusive fazem parte do programa nacional de imunização. 

Ensinar as crianças a fazerem a higiene corretamente também é fundamental para evitar a doença.

Vale lembrar que o vírus fica alojado nas fezes e se propaga por meio de outros hospedeiros.

Portanto, lavar as mãos com frequência e de maneira correta afasta o risco de adoecer.

VEJA DICAS DE COMO REFORÇAR CUIDADOS BÁSICOS

- Lavar frutas, verduras e legumes em água corrente. Após isso, deixar de molho em uma solução com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. 
Em seguida, enxugar em água corrente;
- Lavar bem as mãos antes das refeições;
- Ingerir apenas água filtrada e fervida

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem