Torta capixaba! Veja receita, dicas e aventure-se na cozinha



A tradição pesqueira, além da herança da cultura indígena e negra, influenciou profundamente a culinária capixaba, tornando-a conhecida nacionalmente e querida em todo território do Espírito Santo.

A Torta Capixaba, preparada com vários frutos-do-mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito, se tornou o prato tradicional da Semana Santa na maioria das casas. Independentemente da crença religiosa do capixaba, o amor pelo prato vem crescendo há séculos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, nem todo capixaba sabe fazer a famosa torta. A contadora Franciele de Souza, de 26 anos, por exemplo, é "capixaba da gema", nascida na Capital, mas revelou que sempre comprou a torta.

"Sempre busquei o prático, comprar já pronta no restaurante. Desta vez, quero colocar a mão na massa e preparar minha própria torta, seguindo a receita tradicional, feita pelas cozinheiras capixabas", disse. 

 Foto: Vitor Machado

Para ajudar aqueles que desejam preparar a torta em casa, a chef de cozinha e vencedora do reality Chef de Família, da TV Vitória/Record TV, Cacau Viana, ensina a preparar a receita tradicional.

Cacau também deu algumas dicas de como escolher e onde comprar os ingredientes principais do prato.

Como escolher os ingredientes perfeitos para a torta

Para manter a tradição de um prato é preciso que o modo de fazer seja preservado e os ingredientes fiéis à receita original sejam bem selecionados.

BACALHAU 

Foto: Folha Vitória

"Para escolher um bom bacalhau e sempre importante avaliar a aparência do pescado. Dê preferência ao bacalhau que tenha uma aparecia mais uniforme, sem este pegajoso, com o sal na quantidade certa também e sem muitas falhas na fenda. Os tamanhos maiores são considerados um bacalhau especiais", explicou a chef.

MARISCOS: SURURU, SIRI E CAMARÃO

Foto: Divulgação

"Quanto aos mariscos, aqui no Estado temos ótimos lugares populares e com o valor bem legal. Se possível, compre mariscos frescos e sempre observando sua textura e coloração: eles precisam estar firmes, a coloração não pode estar pálidos e observe odor. Se houver a necessidade de comprar os mariscos congelados, ou comprar fresco e depois congelar, lembre de respeitar o descongelamento de maneira correta deixando sempre na geladeira para não arriscar perder os seus mariscos".

PALMITO 

Foto: Divulgação

"Sobre o palmito, caso deseje comprar em conserva, nunca compre se a água estiver turva, pois o produto pode estar contaminado, e de preferência ao que vem escrito no rótulo extra macio".

Onde comprar

Segundo a chefe, perto da Semana Santa, é possível encontrar vários pontos de venda de palmito fresco pela cidade, como na Vila Rubim, Ponte Seca, Enseada do Suá, Goiabeiras, Ceasa de Cariacica, por exemplo.

Já para quem busca um pouco mais de facilidade na hora de encontrar os mariscos e frescos, há opções como a Ilha das Caieiras, Prainha em Vila Velha, Ilha dos pescadores ao lado da marinha, em Vitória e Enseada do Suá.

Ainda segundo Cacau, em diversas peixarias do Estado pode ser encontrado kits de Torta Capixaba, com mariscos e bacalhau pré-prontos para só finalizar com os temperos e os outros complementos.

Como preparar a tradicional torta capixaba

Foto: Folha Vitória

INGREDIENTES

- 150g de tomate picado com pele e sem semente
- 90g Cebola picada
- 30g de Alho picado
- 1 copo de Azeite
- 30g de Azeitona verde inteira
- 30ml de Suco de limão
- 30g de Coentro picado
- 30g de Cebolinha verde picada
- 160g de Palmito picado
- 100g de Siri desfiado
- 100g de Camarão sete barbas
- 100g de Sururu
- 100g de Bacalhau desfiado
- 3 ovos
- Coloral a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE FAZER

1) Faça uma moqueca do siri e sururu juntos e de camarão separadamente, retirando todo o caldo, deixando o mais seco possível;

2) Prepare um refogado com azeite, cebola, alho e leve ao fogo com o palmito e espere até ganhar consistência;

3) Refogue o bacalhau em azeite e alho, e reserve;

4) Bata as claras do ovo ate ficar firme( clara em neve) depois misture as gemas;

5) Junte depois todas as moquecas, o palmito, mexendo todo o preparo até evaporar toda a água. Retire para esfriar e misture uma parte das claras em neve com as gemas;

6) Coloque a massa em uma panela de barro e coloque o restante das claras em neve misturada junto com as gemas, decore com azeitonas e rodelas de cebola e leve ao forno até secar bem a torta. Deixe assar até dourar. Sirva com arroz branco.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem