Vereador cassado após confusão em Câmara de João Neiva é preso

Vereador Lucas Recla (PTB) teve seu mandato cassado na terça (26) e foi preso na última sexta (29)

O vereador Lucas Recla (PTB), que teve o mandato cassado na última terça-feira (26) pela Câmara Municipal de João Neiva, foi preso na tarde de sexta-feira (29), no centro do município, que fica na região Norte.

Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, resistência e lesão corporal praticada contra agente de segurança. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, no Centro de Detenção Provisória, em Aracruz.

Neste sábado (30), ele passará por uma audiência de custódia, onde o juiz de plantão poderá arbitrar uma fiança para que ele responda em liberdade pelos crimes cometidos.

Agressões e copo d'água na cara do presidente na sessão da Câmara que cassou o parlamentar

O vereador teve o mandado cassado numa sessão extraordinária que terminou em confusão envolvendo 40 pessoas.

De acordo com testemunhas, Lucas teria jogado um copo d'água no presidente da Câmara, vereador Glauber Tonon (Republicanos), e agredido uma servidora pública.

Policiais militares tiveram que intervir para acalmar os ânimos e desapartar a briga que se iniciava.

Após a confusão, o petebista postou um vídeo nas redes sociais.

"Houve uma confusão. Alguns vereadores vieram para as vias de fato e se desentenderam comigo. A sessão foi suspensa por covardia de alguns vereadores, principalmente do presidente da Câmara Municipal que suspendeu a sessão e veio para cima de mim, querendo me agredir", disse.

Lucas Recla foi acusado pelos colegas de quebra de decoro parlamentar.

De acordo com o relatório da Comissão Processual da Câmara, o vereador teria escrito em uma postagem nas redes sociais que há uma "organização criminosa instalada na nobre e respeitada Câmara Municipal".

O documento também aponta que ele teria feito a afirmação durante uma sessão realizada no dia 8 de março deste ano.

Outro lado

A reportagem do Folha Vitória procurou a defesa do vereador cassado. Segundo o advogado Marcelo Brasileiro, que fez a defesa técnica de Recla no processo legislativo, haverá consulta à direção estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), para determinar o que será feito em relação ao episódio da prisão.

"Tomei conhecimento da prisão do parlamentar na manhã deste sábado (30) e vou conversar com os dirigentes do partido se estarei na defesa dele neste caso", explicou.

Em relação ao processo de cassação, Brasileiro disse que o vereador deseja entrar com um recurso na Justiça Eleitoral ou judicializar a questão. Mas, para isso, ele espera que seja publicado o decreto legislativo que impõe a pena de cassação e de suspensão dos direitos políticos. O decreto, segundo o advogado de defesa, prevê a cassação e perda de mandado por cinco anos.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem