Agricultor Familiar de São Domingos do Norte-ES é destaque pelo uso da internet na disseminação do conhecimento


Wagner Canal, agricultor familiar de São Domingos do Norte, no Noroeste do ES, aposta no uso de TIC na produção e nos canais do Youtube para disseminar conhecimento.


Wagner Canal é um agricultor familiar de São Domingos do Norte, no Espírito Santo, que acredita que a agricultura familiar deve acompanhar a transformação tecnológica do mundo e inovar nesse processo. Na propriedade onde mora e trabalha com seus pais, esposa e filho desde 1996, denominado Sítio Santa Rita, Wagner investe em cobertura na internet em mais de 80% de todo o espaço e celulares para todos os familiares que trabalham no local, com uma variedade de aplicativos instalados que ajudam no trabalho de cultivo, seja observar a saúde das plantas, realizar cálculos, acessar serviços financeiros, entre outras possibilidades.

Usando o Youtube para compartilhar conhecimento

Além de acreditar muito em seu projeto de modernização produtiva utilizando ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Wagner acha fácil se comunicar e expressar suas ideias, e aproveita essa característica para compartilhar o conhecimento adquirido em seus estudos e práticas no campo com outros agricultores. Começou a conversar com agricultores vizinhos e, para alcançar mais pessoas, decidiu usar uma plataforma de internet que conecta a todos através de vídeos: Youtube, onde agora tem dois canais de muito sucesso.

O primeiro canal, chamado Wagner Canal do Canal, iniciado por ele em 2020, conta hoje com mais de 25 mil inscritos e dezenas de vídeos produzidos pelo agricultor, onde conta suas experiências com a produção de uma grande variedade de rosas do deserto e outras plantas ornamentais. Os vídeos são um verdadeiro sucesso na plataforma, com milhares de visualizações e muitos comentários, principalmente de outros produtores familiares que interagem com Wagner elogiando seu trabalho e fazendo perguntas sobre as informações e conhecimentos que ele compartilha, que Wagner sempre busca responder, de uma forma que ajude seu público a prosperar em suas produções, onde quer que essas pessoas estejam.

"Acho que não podemos guardar a informação para nós mesmos. Quando você transmite informações, você também acaba aprendendo mais sobre ela e fomentando o conhecimento coletivo. Gosto de receber feedback de pessoas que olham para mim, de ouvir suas experiências sobre suas propriedades, porque dessa forma criamos uma rede de informação que fortalece a todos nós, e isso é muito importante para nós", diz Wagner.

Incentivado pelo impacto de seu primeiro canal, e com o desejo de compartilhar mais conhecimento sobre outras frentes de produção, Wagner iniciou um novo canal: Hidroponia com Wagner Canal, onde grava vídeos comentando sobre várias técnicas de produção hidropônica que testa na estufa de sua propriedade. Este canal tem mais de 3.000 inscritos e dezenas de comentários positivos de audiência.

Ambos os canais podem ser acessados aqui:


Rastreabilidade para os consumidores

Além das rosas do deserto e plantas ornamentais, hortaliças e hortaliças hidropônicas que mostra no canal, Wagner aposta na diversificação e no aspecto orgânico da produção de sua família, para fortalecer o sistema de economia familiar. O Sítio Santa Rita também produz frutas (banana, goiaba, cajá, entre outras), café, pimentão, abóbora, cachaça e mel de abelhas sem ferrão.


Pensando em oferecer rastreabilidade aos seus produtos, a Wagner utiliza outro recurso digital nas embalagens, principalmente as de cachaça e mel: um QR code, que está impresso nos rótulos das garrafas desses produtos e, ao ser acessado, leva ao site da propriedade ou vídeos de Wagner no Youtube. Dessa forma, o consumidor poderá entender melhor a origem dos produtos que adquiriu e o trabalho que a família Canal realiza na propriedade. E para impulsionar ainda mais suas vendas, eles também utilizam as redes sociais, como Instagram e Facebook, como forma de divulgar seus produtos e construir um relacionamento com os consumidores a partir das possibilidades de interação oferecidas por essas plataformas.

Floricultura da família Instagram: https://www.instagram.com/floricultura_floresemcasa/

Projeto de reflorestamento bem sucedido

Além de todo esse trabalho com a modernização da produção e comercialização com o auxílio das TICs, a propriedade da família Canal é bastante conhecida na região do Espírito Santo, e também tem sido reconhecida nacionalmente, por outro motivo muito especial. família de sua mãe, em 1996, Wagner iniciou um intenso trabalho de recuperação da mata nativa, altamente degradada no local na época, com o reflorestamento por espécies da Mata Atlântica, bioma característico desta região do Brasil. Também promoveu a recuperação dos mananciais, que hoje abastecem a irrigação das produções da fazenda. Para isso, também estudou e investiu em tecnologias para levar a água à produção da forma mais aproveitável possível.


O Sítio de Wagner já foi destaque de reportagem do Jornal do Campo da TV Gazeta, que mostra o projeto de reflorestamento da propriedade. A reportagem pode ser vista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=HGgw7CYAwhI&ab_channel=HidroponiacomWagnerCanal

Perspectivas para o futuro

Orgulhoso do trabalho realizado até agora, Wagner tem boas perspectivas para os próximos passos de seu projeto. “Acredito que não só fisicamente, mas também pela internet, o imóvel será visto pelo mundo. Eu realmente acredito nisso. Penso em manter a agricultura orgânica, a agroecologia e a diversidade agrícola, queremos trabalhar dessa forma e trazer cada vez mais pessoas para conhecer hidroponia, rosa do deserto, café e todas essas coisas que temos na propriedade. E que essas pessoas também possam dialogar conosco e trocar conhecimentos”, afirma Wagner.

Se olharmos para a qualidade da presença digital de Wagner, o Site Santa Rita já é conhecido por milhares de pessoas no Brasil, e não deve demorar muito para chegar a pessoas de outras partes do mundo. “O campesinato é lindo, mas ainda é pouco explorado nas redes sociais. Acredito que a agricultura familiar deve ser cada vez mais difundida. Devemos trabalhar isso corretamente, mostrar que é a agricultura familiar que traz os alimentos à mesa, que o cuidado com o meio ambiente que essa agricultura pratica é importante para o mundo”, finaliza Wagner Canal.

Fonte: COPROFAM / Por Gabriella Avila, correspondente da CONTAG no Brasil



Postagem Anterior Próxima Postagem