Como aumentar o meu Score de Crédito em menos de 30 dias?


O Score de Crédito é uma das principais ferramentas utilizadas por bancos e financeiras no momento de realizar a análise de crédito, seja para financiar um veículo, financiar uma casa, adquirir um cartão de crédito, pegar um empréstimo ou qualquer outra situação que o mercado de crédito oferece.

Porque o score é tão importante para conseguir crédito?

O score de crédito se trata de uma pontuação que é medida pelos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa que é contabilizada a partir da vida financeira do consumidor frente ao mercado de crédito.

O score é extremamente importante, pois, essa pontuação existe para identificar qual é o comportamento do consumidor frente ao mercado de crédito.

Isso porque a pontuação do score de crédito é medida considerando alguns dos seguintes pontos:
  • Responsabilidade do consumidor com o pagamento de contas;
  • Histórico de dívidas;
  • Quantidade de crédito já contratado;
  • Frequência de pedidos de crédito pelo consumidor.

Assim, os bancos e financeiras conseguem identificar se aquele consumidor costuma ser um bom ou mau pagador somente pela pontuação do score de crédito.

Como aumentar o meu score de crédito?

Podemos dizer que para aumentar o score de crédito, o consumidor precisa, na verdade mudar os seus hábitos frente as suas finanças, mantendo o compromisso com suas dívidas, controlando a quantidade de dívidas e mantendo o pagamento das contas sempre em dia.

Contudo, existem algumas boas práticas que podem contribuir com que você consiga aumentar o seu score de crédito, confira:

Tenha contas em seu nome e faça compras parceladas

Isso porque ter contas é um sinal positivo para que os órgãos de proteção ao crédito identifiquem mais facilmente como é o seu comportamento e compromisso frente ao pagamento de suas contas.

Contas bancárias e contas simples, como de telefone e luz, podem contribuir para que o seu score seja gerado e como um bom consumidor, se forem pagas em dia.

Pague suas contas em dia

Como dizem, não há nada melhor do que fazer o básico bem feito. Aqui não é diferente, atrasar suas contas é um grande problema para você, o que pode sujar o seu histórico como bom pagador.

Nesse caso, se programe muito bem para manter todas as contas em dia. Ficar atrasando contas mesmo que por “esquecimento”, pode lhe trazer um prejuízo na hora de pedir algum crédito.

Cuidado com a frequência de pedido de crédito

Ficar “atirando para todos os lados” pode acabar sendo um “tiro no pé”. Isso porque ficar pedindo várias vezes um cartão de crédito, empréstimo ou aumento de limite pode se tornar prejudicial e parecer até mesmo um “desespero” para conseguir crédito devido a situações financeiras que lhe comprometem.

Cadastro Positivo

Ter o Cadastro Positivo é algo que pode contribuir e muito com o seu score. Afinal o Cadastro Positivo se trata de uma espécie de currículo financeiro, onde é possível identificar todas as informações do consumidor.

Através desse Cadastro Positivo é mais fácil identificar o comportamento do consumidor, com mais agilidade, o que pode contribuir e muito para aumentar o seu score.

Tem como aumentar o score em menos de 30 dias?

Como dito no início do artigo, para ter um score mais alto, o cidadão precisa mudar seus hábitos frente ao mercado financeiro, se comprometendo com o pagamento das contas em dia e sem se endividar.

Assim, não existe uma receita secreta que aumente de fato o seu score rapidamente, em menos de 30 dias. Porém, algumas ações podem sim fazer com que você suba o seu score mais rápido. Sendo elas:

Fazer o seu Cadastro Positivo

Sim, o mesmo ‘item’ informado no tópico anterior é um dos principais meios de conseguir aumentar o seu score de crédito mais rapidamente.

Isso porque a ferramenta reúne diversas informações de como tem sido pagos empréstimos, financiamentos e crediários, por exemplo. Além disso, também é possível registrar o pagamento de contas de consumo como, água, luz, gás e internet.

Logo essa é uma das principais ferramentas para informar aos credores os pagamentos efetuados pelo consumidor, formando um histórico muito mais rico. Com isso, os registros ultrapassam apenas as dívidas não pagas.

Score Turbo

Uma ferramenta muito importante liberada pela Serasa é o Score Turbo, ferramenta em que é possível aumentar o score de forma bem mais rápida.

O objetivo dessa plataforma é incentivar o pagamento das dívidas. O sistema funciona da seguinte forma: O consumidor acessa a Serasa Limpa Nome e recebe diversos incentivos para manter o Cadastro Positivo.

Nesse quesito, ao fechar um acordo e realizar o pagamento da dívida, o consumidor tem seu score turbinado em até 25 pontos para cada conta paga.

Fonte: Jornal Contábil 


Postagem Anterior Próxima Postagem