Conjunções entre Lua e planetas acontecem nos próximos dias. Confira as datas!


O céu durante a noite pode nos proporcionar surpresas interessantes e fenômenos capazes de serem observados a olho nu. No Espírito Santo, por exemplo, os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser observados, realizando algumas conjunções incríveis com a Lua durante quatro madrugadas do mês de maio, começando nesta sexta-feira (13).

Segundo o coordenador Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) Márcio Malacarne, nesta sexta inicia um calendário lunar cheio de surpresas, começando pela Lua próxima à estrela Spica da constelação de Virgem.

"O início da noite, será o momento oportuno para identificar a estrela Alfa da constelação da Virgem próximo à Lua"

Foto: Divulgação GOA / Ufes

Segundo o GOA, para visualizar os fenômenos, não será necessário o uso de um telescópio. Apesar disso, é importante uma boa condição climática. No céu, os astros serão os mais brilhantes.

Para observar esses acontecimentos é necessário saber antecipadamente o que o céu nos reservas e quando irá acontecer. Veja o calendário:

22/05 — Lua próxima de Saturno

Foto: Divulgação GOA / Ufes

Antes do nascer do sol, este mês ainda está favorável à observação da conjunção dos quatro planetas visíveis a olho nu: Saturno, Marte, Júpiter e Vênus. Veja figura.

25/05 — Lua próxima a Marte e Júpiter

Foto: Divulgação GOA / Ufes


Neste dia, também antes do nascer do sol, é possível observar os quatro planetas e a Lua. Júpiter estará em conjunção com a fina Lua Minguante. O planeta Marte também estará presente logo acima da esplêndida conjunção.

27/05 — Lua próxima a Vênus

Foto: Divulgação GOA / Ufes

Na madrugada de sexta-feira (27), Vênus estará em conjunção com a fina Lua Minguante. Os planetas Júpiter e Marte também estarão presentes mais acima da conjunção.

Maior da década: eclipse lunar total poderá ser visto no ES

Foto: Reprodução / Youtube

O primeiro eclipse lunar total do ano acontecerá entre os dias 15 e 16 de maio e poderá ser visto de todo Brasil, inclusive no Espírito Santo. Diferentemente do eclipse solar que aconteceu no último final de semana, os capixabas apaixonados pela astronomia, terão o privilégio de observar o espetáculo em todo o Estado.

Segundo o coordenador Gaturamo Observatório Astronômico (GOA) Márcio Malacarne, o fenômeno já é considerado um dos maiores Eclipses Lunares da década por ser um evento longo, que poderá ser observado durante o final da noite ou madrugada adentro. O show astronômico durará 5h19min desde a penumbra. E a parte de sombra 3h27min.

Além disso, quem for prestigiar o evento, notará que a lua ficará com tom avermelhado, por conta dos raios vermelhos da atmosfera, conhecida popularmente como "Lua de Sangue". Além disso, segundo especificista, a lua ficará um pouco mais próxima da Terra, garantindo uma visão ampla do satélite natural.

Segundo Malacarne, o eclipse lunar total ocorre quando todo o disco lunar é envolvido pela umbra do nosso planeta. A sombra escura começará na noite de domingo (15), e terá seu termino na madrugada de segunda-feira (16).

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem