![]() |
Exame de DNA feito em 'bituca' de cigarro identifica autor de homicídio ocorrido em 2015, na BA — Foto: Divulgação/PC-BA |
A Secretaria de Segurança Pública da Bahia anunciou, nesta terça-feira (10), a elucidação da morte do engenheiro Sérgio de Brito Domingos, ocorrida em 2015, no bairro da Barra, em Salvador.
A resolução ocorreu com a identificação do autor do roubo seguido de morte pelas equipes da Polícia Civil (PC) e de análise do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O suspeito de 31 anos, que cumpre pena na Penitenciária Lemos de Brito pelos crimes de latrocínio e furto, foi identificado através do confronto de materiais genéticos encontrados na bituca de um cigarro deixado na cena no crime.
![]() |
Exame feito em 'bituca' de cigarro identifica autor de homicídio ocorrido em 2015 — Foto: PC-BA |
Os dados do autor foram inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), após o trabalho de investigação da 14ª Delegacia Territorial (DT) da Barra e de peritos da Coordenação de Genética Forense do Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT).
Na análise foi comprovada a compatibilidade entre os genes achados nos materiais espalhados pelo apartamento da vítima com os do autor. De acordo com a SSP, a resolução só foi possível após o DPT baiano iniciar, em 2018, dentro de unidades do sistema prisional, um trabalho de coleta de DNA de suspeitos condenados por crimes graves e inseri-los no BNPG.
Ainda segundo a SSP, em janeiro deste ano, as equipes de genética forense, responsáveis por realizar os exames dos materiais coletados e gerenciar o banco de dados, detectaram a conexão dos materiais biológicos, apontando o principal suspeito do crime.
![]() |
Exame de DNA feito em 'bituca' de cigarro identifica autor de homicídio ocorrido em 2015 — Foto: PC-BA |
Após ser identificado, o homem foi interrogado durante seis horas pela delegada Mariana Ouais, titular da 14ª DT e responsável pelo caso. Ele confessou o crime e deu detalhes sobre como aconteceu o latrocínio.
“Ele não aparentava estar arrependido por ter tirado uma vida, mas sim por que isso agravaria a pena. Durante a conversa ele tentava fugir dos assuntos, mas chegou o momento que ele confessou todo o crime”, explicou.
O inquérito foi concluído com o indiciamento do suspeito pelo crime de latrocínio e, se condenado, a pena poderá chegar a 30 anos de prisão.
Relembre o caso
![]() |
Homem é morto a facadas em edifício na Barra; polícia suspeita de latrocínio — Foto: Reprodução/TV Bahia |
O engenheiro Sérgio de Brito foi morto no dia 13 de setembro de 2015. Ele estava com as mãos e os pés amarrados, bastante ensanguentado, com perfurações feitas por uma faca. A vítima tinha sinais de espancamento e estrangulamento, dentro do banheiro de uma das suítes de seu apartamento.
“Assim que os investigadores chegaram ao local, perceberam que o apartamento estava bastante revirado e com sinais aparentes de uma briga que antecedeu a morte”, detalhou Ouais.
Durante a perícia, as equipes do DPT coletaram evidências que poderiam levar a identificação do autor do crime e as encaminharam para a Coordenação de Genética Forense. Lá, os cruzamentos foram feitos com os de diversos suspeitos, sendo o autor identificado.
“Comemoramos a conclusão desse inquérito que gerou bastante comoção e muita angustia para a família. Eles estavam sem poder descansar e saber o que efetivamente aconteceu e poder dar essa resposta, sem dúvidas foi de extrema importância”, concluiu a delegada.
Fonte: G1


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/n/Z/2Vu4e3T7SbIlpwkqnA9g/whatsapp-image-2022-05-10-at-13.25.54.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/1/Y/wdBBgoT466XkK5nfE3cg/whatsapp-image-2022-05-10-at-13.25.53.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/A/q/udLAl5R7OHwSuZB06OtQ/whatsapp-image-2022-05-10-at-13.25.55.jpeg)
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/09/14/sem_titulo_2.jpg)
.gif)