Fenômeno deixa céu avermelhado e chama a atenção na Grande Vitória

Pôr-do-sol em Guarapari

O tom avermelhado do céu no nascer e pôr-do-sol está chamando a atenção dos moradores da Grande Vitória. Os registros foram feitos na tarde da última segunda (30) e manhã desta terça-feira (31).

O fenômeno ótico no céu tem um nome. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), trata-se do "Espelhamento de Mie” e geralmente acontece no início e final do dia, na camada mais baixa da atmosfera.

Isso porque, segundo explicou o Incaper, a posição do sol nesses períodos do dia faz com que a luz do astro percorra uma camada maior da atmosfera e se espalhe.

Em locais onde tem maior concentração de partículas suspensas, que podem ser de poeira, gotículas de água e também sal marinho, a luz do sol - que tem cor entre o laranja e o vermelho - é espelhada e muda a cor do céu.

O Incaper explicou também que esse fenômeno acontece com mais intensidade em baixas altitudes, onde essas partículas são mais abundantes.

Foto: Redação Folha Vitória

Espelhamento de Mie

De acordo com relatos históricos, em 1908, o físico alemão Gustav Mie desenvolveu um conjunto de equações para descrever a interação de ondas eletromagnéticas com uma partícula metálica esférica.

A teoria foi um marco para os pesquisadores que quantificam os sistemas que espalham a radiação.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem