Fique ligado: Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem

Valter Campanato/ Agência Brasil
Provas do Enem serão aplicadas em 13 e 20 de novembro

Estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 têm até às 23h59 deste sábado (21) para finalizar a inscrição.

Segundo o Inep, o maior vestibular do país vai aplicar provas nas versões digital e online nos dias 13 e 20 de novembro. O candidato deve optar por uma das modalidades, o idioma escolhido para a prova de língua e estrangeira e declarar se precisa de atnedimento no ato da inscrição.

A versão digital é aplicada nos locais de prova, e apesar das 180 questões serem respondidas em um computador, a redação é manuscrita.

Como se inscrever

O Enem está recebendo inscrições desde o último dia 10. Para participar, acesse a enem.inep.gov.br, leia as informações disponíveis na Página do Participante e clique em 'Inscrição'.

Na tela seguinte, o participante terá que responder a um desafio, onde precisa selecionar a imagem que corresponde a palavra destacada. Feito o desafio, basta informar CPF, data de nascimento e clicar em 'Iniciar Inscrição'.

Todos os dados devem estar iguais aos cadastrados na Receita Federal. CPFs com situação irregular não serão aceitos.

Nas próximas telas, o sistema pedirá que o candidato escolha o formato da prova (digital ou impressa), o idioma da prova de língua estrangeira e sinalizar se precisa de algum tipo de atendimento especial. Feito isso, é hora de escolher o município de realização da prova.

Quem não obteve a isenção da taxa de inscrição escolhe no próximo passo qual será a forma de pagamento dos R$ 85 - pix, boleto ou cartão de crédito. O valor deve ser quitado até o dia 27 de maio para que a a participação esteja assegurada.

Vale lembrar que alunos da rede pública são isentos do pagamento desta taxa.

Relembre o calendário10 a 21 de maio: inscrições
10 a 27 de maio: pagamento da inscrição
10 a 21 de maio: pedidos para atendimento especializado
23 a 28 de junho: pedidos para tratamento pelo nome social
13 e 20 de novembro: aplicação das provas

Modernização

Nos locais de prova, pela primeira vez, o Inep vai aceitar documentos digitais para identificação, como e-Título, CNH digital e RG Digital. Mas atenção: capturas de telas não serão válidas, apenas o documento dentro do aplicativo oficial.

Fonte: iG


Postagem Anterior Próxima Postagem