FRENTE FRIA: semana pode ter queda brusca de temperatura, dia mais frio do ano e risco de geada no ES


Em pleno outono e faltando pouco mais de um mês para a chegada do inverno, o frio está cada vez mais próximo do Espírito Santo. Considerada por meteorologistas a maior frente fria do ano, o Estado pode registrar temperaturas de até 5 ºC.

O Incaper elaborou um aviso meteorológico em nível de atenção, válido entre quinta-feira (19) e sábado (21). Segundo o instituto, há condições favoráveis para queda brusca de temperatura e risco de geada em regiões do Estado. Com isso, a quinta-feira pode ser o dia mais frio do ano no Espírito Santo.

19 a 21/05/2022 (quinta-feira à sábado) - Nível de ATENÇÃO devido às condições meteorológicas favoráveis para ocorrência de declínio acentuado de temperatura, que pode resultar em temperaturas mínimas de até 5,0 °C inferiores à média climatológica para o mês de maio, conforme destaque na área vermelha da Figura 1a. Durante esse período, na área vermelha em destaque da Figura 1b, as condições são favoráveis para o risco de formação de geada na vegetação. Para mais detalhes, acompanhe a Previsão de Tempo.

Foto: Divulgação / Incaper



Semana será a mais gelada do ano até agora

Segundo a Climatempo, esta semana será a mais fria do ano até agora para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Para o Sul do Brasil também é esperado um frio intenso, mas que não deve ser incomum para maio.

A menor temperatura registrada no Brasil em 2022, segundo o Epagri/Ciram foi de 1,6°C negativos em 15 de abril, nas cidades de Urupema e Bom Jardim da Serra, ambas na serra catarinense.

Fontes: Incaper / Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem