Homem joga bolo em quadro da Mona Lisa no Louvre

Quadro da Mona Lisa, no Louvre, sujo de creme - REPRODUÇÃO/TWITTER

Mona Lisa, a pintura mais famosa do mundo, foi alvo de um novo ataque no domingo (30) quando um homem lançou um bolo, que não gerou consequências graças ao vidro blindado que a protege, segundo testemunhas nas redes sociais.

O incidente aconteceu na tarde de domingo. Várias fotos mostram o vidro de proteção da renomada obra de Leonardo da Vinci manchado de creme, enquanto um homem, que parece ser um guarda do museu, o limpa.

O museu do Louvre, que foi contatado pela AFP na noite de domingo, se recusou a fazer qualquer comentário nesta segunda-feira.

Um usuário do Twitter, que afirma ter presenciado o incidente, explica que o autor da ação foi um homem que usava uma peruca, que se levantou de uma cadeira de rodas e bateu no vidro, antes de jogar o bolo.

Este usuário (@lukeXC2002) também publica um vídeo do homem parado ao lado de sua cadeira de rodas enquanto é escoltado para fora.

"Tem gente que está destruindo a Terra (...) Artistas, pensem na Terra. Foi por isso que eu fiz. Pensem no planeta", diz o homem vestido de branco com touca e peruca, em francês.


Outras imagens mostram a cadeira de rodas atrás do cordão de segurança que separa a obra do século XVI dos visitantes. Nenhuma foto ou vídeo capturou o incidente em si.

O Ministério Público de Paris indicou nesta segunda-feira que foi aberta uma investigação por "tentativa de degradação de um bem cultural" e que um homem de 36 anos foi internado na enfermaria psiquiátrica da prefeitura de polícia no domingo.

A Mona Lisa já foi alvo de ataques no passado, como o de dezembro de 1956, quando um boliviano atirou uma pedra nela e machucou ou cotovelo esquerdo. A partir de então, foi instalado vidro para proteger a obra.

Em agosto de 2009, um turista russo foi preso por jogar uma xícara de chá vazia nela. O museu então explicou que o copo foi quebrado contra o vidro de proteção, que ficou levemente arranhado.

Milhões de pessoas visitam o Louvre todos os anos para admirar a Mona Lisa (dez milhões por ano antes da pandemia). Desde 2005, a obra é exposta atrás de um vidro blindado, com sistema de umidade e temperatura controlados.

Fonte: R7


Postagem Anterior Próxima Postagem