Incêndio destrói Cartório de Registro Civil


O prédio e todos os documentos do Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Itapemirim, no litoral Sul do Estado, foram totalmente destruídos após um incêndio na madrugada desta quarta-feira (04). As investigações apontam para uma ação que pode ter sido uma planejada.

“Foi criminoso. É a segunda vez. Na primeira falhou, nesta madrugada tiveram o sucesso criminoso. Vamos identificar a autoria”, afirmou o delegado Djalma Pereira Lemos.

O local abrigava inúmeros documentos históricos do município. Entre as perdas apontadas: arquivos físicos, livros de registros de nascimentos, casamentos e óbitos, livros de escrituras públicas, procurações públicas, testamentos e cartões de assinaturas.

Em nota, o Sindicato dos Notarios e Registradores do Estado do Espírito Santo ( Sinoreg-ES) manifestou sua indignação e solicitou às autoridades competentes a investigação rigorosa e urgente do acorrido.

Informou, ainda, que acredita-se que a base de dados do cartório foi preservada, graças à atuação das centrais eletrônicas. Também em virtude do provimento 74 do Conselho Nacional de Justiça -CNJ, todas as serventias dispõem de sistema de backup duplo e em nuvem. Por essas razões, não houve perda significativa das informações armazenadas, tão importantes para o bem-estar da sociedade.

As chamas foram contidas pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido e o caso seguirá sendo investigados pela Polícia Civil.

Fonte: Tribuna Online


Postagem Anterior Próxima Postagem