Novo modelo de CNH passa a ser emitido no ES a partir de junho. Veja como será


Um novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai passar a ser emitido no Espírito Santo a partir do dia 1º de junho. O documento ganhará novos elementos gráficos para dificultar a falsificação, além de trazer as informações em português, inglês e francês, o que facilitará sua utilização em outros países.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), devido à necessidade de parametrizar o sistema para expedição do novo modelo do documento, o sistema de Habilitação ficará paralisado temporariamente para o serviço de triagem de processo.

Dessa forma, não haverá emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre os dias 26 e 31 de maio em todo o Espírito Santo. A medida não afeta a abertura de novos processos de Habilitação e a aplicação de exames teóricos e práticos, que serão feitos normalmente no período de parada programada.

Segundo o órgão, a parada temporária é necessária para a adequação do sistema do órgão com a gráfica que emite o documento no Estado e realização de testes para a adoção do novo modelo, conforme estabelecido pela Resolução Nº 886, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os condutores que abrirem processos de Habilitação entre os dias 26 e 31 de maio terão a CNH emitida já no novo modelo a partir do dia 1º de junho de 2022, assim como poderão baixar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) no mesmo formato no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) a partir dessa data.

Novo modelo de CNH


Foto: Denatran

Os condutores não serão obrigados a trocar suas CNHs pela nova versão. De acordo com o Contran, a substituição ocorrerá gradualmente para novas habilitações ou à medida que os condutores forem renovando ou emitindo a segunda via.

A nova CNH permitirá a inclusão do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar, em cumprimento às determinações legais. Além disso, foi incorporado o código utilizado nos passaportes, de forma a permitir que o condutor possa embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

A nova versão da CNH trará também uma tabela para identificação dos tipos de veículos que o condutor está apto a dirigir. Apesar das mudanças, será mantido o QR Code que foi introduzido nos documentos emitidos desde 2017. A CNH poderá ser expedida no formato físico, digital ou em ambas versões, de acordo com a escolha do titular.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem