O que os pais podem fazer para melhorar o desempenho das crianças na escola


A infância é um período cercado de questionamentos tanto para as crianças quanto para os pais. Essa etapa é um dos pontos-chave para o desenvolvimento das funções cognitivas dos pequenos.

Portanto, o aprendizado deve ser priorizado e receber sua devida atenção. Entretanto, o que alguns pais podem não perceber é que existem algumas atitudes comuns no dia a dia que podem atrapalhar esse mecanismo.

A pedagoga graduada em psicopedagogia Nathalia Nicolini explica que pequenas mudanças inseridas no cotidiano das crianças nessa etapa podem ajudá-las no caminho da aprendizagem.

Ela esclarece por meio da neurociência — ciência que estuda o cérebro —, que as conexões feitas pelo cérebro podem ser reforçadas mudando alguns hábitos básicos.

Nathalia destaca que durante o período de pandemia do coronavírus, que já dura mais de dois anos, muitas crianças ficaram com defasagem no aprendizado devido às restrições impostas.

Quando as aulas passaram para o modo on-line e os pequenos precisaram estudar de casa, alguns fatores importantes influenciaram no desenvolvimento infantil.

Acesso à internet de qualidade, dispositivos apropriados e definição de rotina de estudos estabelecida pelos pais seriam essenciais para manter o ritmo de aprendizagem. Entretanto, essa não é a realidade de muitas crianças pelo país, o que complicou a educação nos últimos dois anos.

Com o retorno das aulas ao presencial, a necessidade de preencher essas lacunas da educação precisou ser ainda mais intensa. Portanto, é importante que as crianças estejam bem dispostas para os estudos. Dessa forma, elas terão um índice de aproveitamento ainda maior.

Ela relata que ao trabalhar com alguns pais e filhos, observa sempre fatores comuns entre as famílias que acabam atrapalhando o rendimento escolar das crianças. São eles: sono, alimentação e atividade física.

O psicólogo Álvaro Leal afirma que a definição de uma rotina é um das principais ferramentas para contribuir com o desenvolvimento infantil.

O planejamento ajuda no desenvolvimento e forma uma base de aprendizagem onde são desenvolvidos a atenção, a disciplina e a autorregulação.

Além disso, gera uma maior autonomia na infância e estimula a independência.

"Quando você estabelece a hora de comer, de tomar banho, acordar, dormir, e fazer o dever de casa, está ajudando as crianças a dividirem melhor o tempo e aprenderem a se organizar", diz.

Ele destaca ainda que além de ajudar no desenvolvimento escolar, esse ajuste na rotina favorece o estabelecimento de horários de lazer e tempo de qualidade para a família passar junta.

Dicas práticas de como implementar ajustes na rotina das crianças:

Sono

É durante o sono que as informações recebidas durante o dia são fixadas pelo cérebro. Portanto, esse momento é de extrema importância para que as sinapses - conexões neurais - se fortaleçam. As crianças que dormem pouco ou vão para a cama muito tarde podem ter uma defasagem na produção dessas conexões.

Muitas famílias podem sentir dificuldade em ajustar esses horários na rotina dos filhos. Por isso, Nathalia trás dicas para implantar essas mudanças:

- Crie um "ritual do sono" para as crianças: tomar um bom banho, colocar os pijamas, escovar os dentes, ler ou ouvir uma história ou música relaxantes antes de dormir;

- No mínimo desconecta-las de todos os aparelhos tecnológicos, como celular, tablet, videogame, televisão etc, até 2 horas antes do horário de ir para a cama. Dessa forma, os estímulos cerebrais diminuem e a criança vai "desligando";

- Evite dar alimentos pesados ou ricos em açúcar no período noturno por gerarem energia no organismo.

Alimentação

Outro fator crucial que pode influenciar diretamente na aprendizagem é a alimentação. Muitos pais podem não saber que o consumo de determinados alimentos pode afetar também o desenvolvimento cognitivo. Isso porque além de nutrir o organismo, a alimentação também gera energia. Por isso, evite alimentos ricos em calorias vazias e muito açúcar como refrigerantes, biscoitos recheados, chips, pois são estimulantes e dificultam a concentração;

Nathália expõe como adotar uma rotina de alimentação saudável:

- Sente com os filhos e faça um combinado sobre os lanches. Por exemplo, qual será o dia da semana que ele poderá comer uma guloseima. Dessa forma, a criança consome esses industrializados de maneira controlada;

- Prepare alimentos bem coloridos para colocar na lancheira da criança e a inclua nessa organização. Esse momento também é uma ótima oportunidade para ter conversas leves e passar tempo com o filho;

- Sempre pergunte a criança se ela comeu o lanche todo e se gostou de experimentar determinado alimento novo;

Atividade Física

A prática de atividades, além de ajudar na parte física, tem reflexos positivos a níveis cognitivo, emocional e social. Além disso, os exercícios permitem a potencialização do crescimento das células e estimula neurotransmissores. Tudo isso impacta diretamente no desempenho escolar.

A pedagoga trás algumas sugestões para inserir a atividade física no cotidiano das crianças:

- Realizar alguma atividade pelo menos 3 vezes na semana. Somente a educação física na escola não é suficiente. Nos outros dias, um passeio num parquinho também é recomendado. Se você mora no litoral, levar as crianças para brincar ou correr na praia também pode ser uma boa opção;

- Inovar nas atividades e buscar sempre propostas diferentes para evitar que a criança ache chato. Leve em consideração a aptidão da criança, mas tente sempre inserir atividades novas.

- Insista um pouco. As crianças têm a tendência de desistir logo depois da primeira aula. Por isso, mostre a ela que ela ainda pode se divertir muito com a atividade.

- Adeque a atividade de acordo com a personalidade da criança. Por exemplo, uma criança agitada ao fazer aulas de futebol, ficará ainda mais agitada ou até agressiva. Nesse caso, o ideal é optar por um esporte que gaste energia, mas seja relaxante, como a natação.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem