Prefeitura de Monte Alegre, no PA, decreta situação de emergência devido cheia dos rios

Ruas da frente da cidade de Monte Alegre, no Pará, estão tomadas pela água do rio Gurupatuba — Foto: Comunicação PMMA/Divulgação

O Prefeito Matheus Almeida (MDB) decretou situação de emergência no município de Monte Alegre, oeste do Pará, por conta da cheia dos rios, que estão inundando residências tanto na zona ribeirinha quanto na cidade.

O decreto nº 148/2022 foi publicado nesta sexta-feira (20) e aguarda agora o reconhecimento por parte do Estado, para que o município tenha acesso a recursos para socorrer as famílias atingidas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Monte Alegre, Leomar Araújo, a cheia desse ano já se igualou com a de 2014 e está próxima de se igualar à cheia de 2009, considerada a maior dos últimos tempos na região.

A cheia dos rios está causando a inundação das ruas da frente da cidade, que cortam os bairros Curintanfã, Papagaio, Cidade Baixa, Camarazinho e Surubeju.

Comunidades da zona rural de Monte Alegre também enfrentam problemas em decorrência da enchente — Foto: Comunicação PMMA/Divulgação

Nas áreas de várzea, a cheia está afetando famílias nas comunidades: Cuieiras, Campinas, Bom Jardim, Santa Rita, Piapó, Curralinho, Bom Sucesso, Sapucaia, Miri, Aldeia, Curral Grande, Jacarecapá, Cabeceira do Jacarecapá, Piquiá, Umarizal, Cuçaru, São Diogo, Nazaré, Flexal I e II, Jaquara, Coqueiro, Jaburu, Jamaru, Calvário, Cerquinha, Paracari, Seis Unidos, Santana do Paituna, Paituna e Lages.

Atualmente, conforme levantamento da Defesa Civil, já existem 2.336 famílias atingidas pela cheia, que somam 8.948 pessoas. Pelo menos 187 residências estão com a estrutura comprometida, por conta da força das águas. Na área urbana, há 2,5 km de vias públicas alagadas e, consequentemente, danificadas.

Segundo fontes da Secretaria Municipal de Saúde, 245 pessoas estão acometidas de doenças provenientes do meio hídrico, como, vômitos e diarreias principalmente crianças e idosos. Muitas famílias estão consumindo água dos poços que entraram em contato com a água contaminada do rio Amazonas.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem