​Remadores de todo o país disputam Brasileiro de canoagem em Vila Velha


Após a praia da Curva da Jurema, em Vitória, receber a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Canoa Havaiana no último fim de semana, será a vez da Praia da Costa, em Vila Velha, sediar a modalidade. Dessa vez, no entanto, trata-se do campeonato brasileiro.

Neste sábado (14) será realizado o "VA’A Pro Brasil", que recebe atletas de todo o país, terá sua primeira largada às 8h, na frente da Colônia de Pescadores da Praia da Costa.

O campeonato nacional de canoa havaiana individual em dois tipos de embarcações: V1 e V1R. 200 atletas de 10 estados participam dos percursos de 11 e 17 Km em diversas categorias masculinas e femininas - 40+ a 70+, Jr 16 e 19, parava’a e open.

“A VA'A é uma canoa polinésia, com um casco conectado a um flutuador, chamado de ama. Originalmente, as canoas eram construídas a partir de um tronco de árvore oco, o que as tornava um símbolo de pertencimento à ilha local”, explica o subsecretário de Esporte, Fábio Luiz Magalhães.

Foto: Divulgação/VA'A Pro

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Andinho Almeida, a competição tem uma grande importância para os competidores, uma vez que garante vaga para as competições internacionais.

“A competição deste sábado é uma classificatória para o Campeonato Sul-Americano/Panamericano 2022 no Chile e o Campeonato Mundial de 2023, em Samoa”, ressaltou o Secretário.

O VA’A Pro Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de VA’A, com apoio institucional da Prefeitura de Vila Velha.

Serviço:

VA’A Pro Brasil

Data: Sábado (14), 8h

Local: em frente à Colônia de Pescadores da Praia da Costa

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem