Temporada de baleias no ES: saiba como fazer turismo de observação

Observação de baleias atrai turistas para o ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A migração das baleias jubarte pelo litoral do Espírito Santo está prestes a começar e, nesta sexta-feira (27), a primeira expedição partiu em direção ao alto mar para ver a passagem dessas gigantes.

Por causa da caça predatória, as jubarte já estiveram na lista de animais em extinção, mas graças ao trabalho de preservação da espécie, a população desses animais foi recomposta e as baleias já não estão mais ameaçadas.

Banco dos Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e a Bahia, é uma das principais regiões de avistamento de baleias- — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A temporada de observação de baleias no estado vai de junho a novembro. Nesse período, as jubarte podem ser avistadas principalmente na região do de Abrolhos, trecho entre o Espírito Santo e a Bahia.

Em Vitória, o passeio tem, em média, seis horas de duração. A previsão é de que sejam feitas ao menos duas expedições turísticas por semana neste ano.

Agências especializadas no turismo de observação de baleias vendem os passeios. O Instituto Amigos da Jubarte capacita as operadoras e relaciona as agências certificadas no site www.queroverbaleia.com.

Podem fazer o passeio os maiores de seis anos. O valor, em média, para um adulto é de R$ 360 e R$ 295 para crianças entre seis e 12 anos.

O pacote costuma incluir, além da viagem na embarcação, o acompanhamento de um guia e de um pesquisador, seguro individual, água e um lanche leve.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem