VACINA: ES altera esquema de vacinação da BCG: saiba o que muda

Vacina BCG é aplicada em recém-nascidos e crianças de até quatro anos — Foto: Sesa/Divulgação

Para reduzir os efeitos da diminuição da oferta da vacina BCG por parte do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo adotará novas medidas para a imunização de recém-nascidos e crianças no estado.

A vacina BCG é destinada a recém-nascidos e crianças até completarem cinco anos, contanto que ainda não tenham sido vacinadas, e atua na prevenção de formas graves de tuberculose.

Entre as estratégias para racionar a distribuição estão a mudança no esquema de imunização nas maternidades, realização de agendamento em unidades de saúde para a vacinação e divulgação de dias e locais em que as doses são aplicadas nos municípios.

O Espírito Santo recebeu apenas 8 mil doses das 12 mil previstas para o mês de maio, contabilizando uma redução de 40% da oferta do Ministério da Saúde.

Mudanças

Enquanto durar a diminuição, a vacina que antes era ministrada de forma diária em maternidades capixabas será ofertada em dias alternados com intervalos de 48h.

De acordo com a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Danielle Grillo, o novo planejamento não acarreta prejuízo, já que os recém-nascidos permanecem no local durante todo o período.

As unidades de saúde do estado a partir de agora vão contar com agendamento para a vacinação e os dias para imunização por livre demanda serão mais escassos.

A divulgação dos dias e horários para a vacinação nos municípios será reforçada, ainda de acordo com a Sesa.

“A nossa principal orientação à família é que busque informações em seus municípios quantos aos serviços de vacinação para saber ao certo os dias e horários de oferta da BCG. É muito importante vacinar os recém-nascidos devido à prevenção que a vacina confere às formas graves da tuberculose”, informou Danielle.

Diminuição de oferta deve continuar

A Sesa recebeu informações do Ministério da Saúde de que a oferta reduzida de doses deve continuar, mas deve ser reequilibrada de forma gradativa nos próximos meses, embora o estado não tenha recebido cronogramas com o planejamento.

“Por isso, é importante que possamos trabalhar com estratégias de otimização, de forma a garantir a imunização dessas crianças e que não haja perda de doses”, disse Danielle.

Vacina BCG

A vacina BCG previne contra formas graves de tuberculose e deve ser administrada em dose única, ao nascer. A vacina também é disponibilizada, no entanto, para crianças até completarem cinco anos e que ainda não tenham sido vacinadas.

Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem