VÍDEO: Turistas encontram sucuri de 3 metros durante flutuação em rio de água cristalina

Sucuri de 3 metros é flagrada nadando em rio de Bonito — Foto: Maycon Portilho/ Reprodução

Uma sucuri, de aproximadamente 3 metros, foi vista passeando tranquilamente no fundo das águas de um rio de Bonito, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 298 quilômetros de Campo Grande. (Assista o vídeo no final do texto).

O guia de turismo que vive e trabalha na região, Maycon Portilho, de 30 anos, explica que o momento foi flagrado durante um passeio de flutuação no domingo (8). O profissional destaca que a filmagem foi feita de uma distância segura tanto para os visitantes quanto para o animal. No vídeo, é possível ver um dos empresários frente a frente com a cobra.

“Foi um momento raro e surpreendente, os avistamentos de sucuris estão cada vez mais difíceis de acontecer. Estávamos em um grupo de nove pessoas, e a nossa orientação é de que temos que respeitar o animal , afinal estamos no espaço dele”, disse.

Maycon explicou que o flagrante foi feito com uma câmera específica para ser utilizada debaixo d'água e todos que estavam presentes ficaram encantados com a beleza do animal. O tamanho da sucuri surpreendeu até mesmo o profissional que atua há seis anos no ramo do ecoturismo.

“Não vivemos dias iguais aqui, a natureza nos oferece experiências diferentes todos os dias. Isso me motiva como guia para realizar passeios de maneira segura, sendo um momento único. A segurança dos turistas e dos animais é o que importa”, destaca.

Apesar de não serem tão ágeis em ambientes terrestres, as sucuris são muito rápidas dentro d'água podendo ficar até 30 minutos sem respirar. Os animais possuem hábitos noturnos.

Apaixonado pela beleza da região, o guia esclareceu que é expressamente proibido tocar no animal durante os passeios, justamente porque ali é o local dele e não se deve ter interferência do homem. “A nossa ideia central no contexto do ecoturismo é a segurança”.

“Todos os visitantes são orientados antes dos passeios para não ter proximidade e não causar estresse ao animal. Ficamos muito atentos para ter uma experiência segura para todos”, afirma.

Ainda de acordo com o guia, visitantes de várias partes do Brasil, desembarcam na região - conhecida pelos rios, lagos e cachoeiras de águas cristalinas - em busca de experiências na natureza.


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem