Alunos de Nova Venécia protegem nascente e plantam mudas com o Idaf


Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alarico José de Lima, localizada no distrito de Guararema, em Nova Venécia, tiveram a oportunidade de aprender e executar um cercamento de áreas de preservação permanente de uma nascente e realizar o plantio de mudas. A ação foi realizada nessa quarta-feira (08), em função da Semana do Meio Ambiente, por servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio do projeto “Vai pra Roça”.

De acordo com a técnica do Idaf Diorrane Cozzer, foi realizado um bate-papo com os estudantes sobre a importância da água e a necessidade de proteção das nascentes. “Eles ainda têm em mente os períodos de estiagem pelos quais o Espírito Santo passou e reconhecem que é preciso adotar medidas para proteger os recursos naturais. Conversamos com eles sobre reflorestamento e aproveitamos a oportunidade para ensinar como isolar as áreas do entorno para proteção da nascente. Foi uma experiência bastante rica para todos os envolvidos”, explicou.

A fiscal agropecuária do Idaf Stella Cintie Silva também participou da ação e contou que ainda foram doadas cerca de 150 mudas de espécies nativas pelo viveiro municipal e algumas delas foram plantadas pelos alunos. “A parceria da Prefeitura de Nova Venécia, da escola e da proprietária do imóvel rural foi essencial para o trabalho. Os investimentos no meio ambiente beneficiam a todos nós”, completou.

Vai pra Roça

O projeto “Vai pra Roça” vem sendo desenvolvido pela Gerência Local do Idaf em São Gabriel da Palha, que tem como objetivo aproximar o órgão dos produtores rurais, enfatizando a visão da Saúde Única. A ideia é mostrar que o Idaf é um dos elos importantes para aplicação do conceito de Saúde Única, que diz respeito à integração entre a saúde humana, a saúde animal e o ambiente, além da adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem