Alunos de São Mateus constroem protótipos de foguetes com materiais recicláveis


Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado em São Mateus, construíram protótipos de foguetes com materiais recicláveis. A atividade teve como objetivos estimular a iniciação científica e propiciar, por meio da experimentação, um trabalho de teoria aliado à prática.

“As atividades práticas, quando bem planejadas, possibilitam o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade, o interesse e a aprendizagem dos estudantes”, disse Ronaldo Morais dos Santos, professor das disciplinas de Ciências e Biologia.

Outro objetivo da atividade foi motivar os estudantes para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes e na Olímpiada Brasileira de Astronomia. Para fortalecer a ideia, o professor Ronaldo Morais dos Santos envolveu a parceria das disciplinas de Física e Pensamento Científico, ministradas pelo professor Marcio Cypriano de Lima.

Os protótipos de foguetes foram construídos durante o primeiro trimestre e alguns lançamentos foram realizados no próprio pátio externo da escola, durante as aulas. Considerando o envolvimento dos estudantes e dedicação na diversificação da natureza dos foguetes de reação e sem reação, foi realizado um momento interativo com os representantes dos grupos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com um momento denominado Lançamento de Foguetes ao Ar Livre.

O estudante Théo Neves Biernet comentou que a turma dele se envolveu bastante na construção dos foguetes. “A atividade trabalhou muito os conteúdos de física e por isso nós gostamos tanto, porque pudemos aprender de forma diferente. Além disso, ajudou no projeto de vida dos estudantes que gostam dessa área”, disse o aluno.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem