Após declaração de presidente, servidores da Funai pedem retratação pública e anunciam paralisação de 24h

O indigenista Bruno Pereira à esquerda e o jornalista Dom Phillips à direita - Foto: Reprodução/Redes Sociais e Marcos Corrêa/PR

Depois de dois dias de assembleia unificada, os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Brasília, aprovaram uma greve de 24h. O motivo foram as declarações do presidente da entidade, Marcelo Xavier, que acusa o jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira de estar em áreas não autorizadas na Amazônia.

Em carta, os servidores pedem a retratação pública de Xavier e o envio imediato de forças tarefas para proteger e auxiliar as equipes do Alto Solimões e Vale do Javari, que investigam o desaparecimento. O prazo para resposta a essas solicitações, é esta segunda-feira 13, até às 18h. Até o momento da publicação, sem resposta.

“Ressalta-se que se passam mais de uma semana desde o desaparecimento do servidor Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips e tais medidas urgentes não foram sequer iniciadas”, destacam.

Caso não sejam atendidas, os sindicatos começam a greve nesta terça-feira às 9h e seguem com atos em frente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A carta, enviada por e-mail ao presidente, é assinada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal, o Sindicato dos Servidores Públicos no Distrito Federal, os Indigenistas Associados e a Associação Nacional dos Servidores da Funai.

Fonte: Carta Capital


Postagem Anterior Próxima Postagem