Bomba desarmada em praia na Ucrânia impressiona; VÍDEO

Bomba aparece na beira do mar em praia na cidade de Odessa, na Ucrânia — Foto: REUTERS TV

Os turistas já se reuniram no resort ucraniano em Odessa para se deitar nas praias do Mar Negro, mas as areias brancas agora estão cobertas de bombas por causa da guerra com a Rússia e policiais patrulham os calçadões.

Em um vídeo divulgado pela agência de notícias Reuters, é possível ver um grupo de agentes ucranianos desarmando uma mina aquática encontrada na área normalmente ocupada por banhistas, porém desta vez vazia devido à guerra.

Durante o conflito, os militares da Ucrânia colocaram minas ao longo da costa em caso de um ataque anfíbio russo nas primeiras semanas da invasão de Moscou em 24 de fevereiro, isolando as entradas da praia com fita vermelha e branca para garantir que os civis não se machuquem. Além das faixas, foram deixadas placas escritas: "Cuidado, bombas"

Já se recuperando da guerra, a economia local da cidade portuária de Odessa, no sudoeste da Ucrânia, deve sofrer um grande golpe em sua indústria de turismo este ano. Os moradores de longa data não podem imaginar a vida em Odessa sem a areia e o mar.

"Não podemos viver sem o mar. Se não fosse o mar, provavelmente não haveria Odessa", disse o morador local Viktor Holchenko, de 82 anos.

No início de maio, as forças do Kremlin atacaram o porto com mísseis, deixando edifícios em Odessa em ruínas.

Sinais postados pelos militares da Ucrânia alertam os moradores a ficarem longe das praias onde as minas foram enterradas. De um restaurante à beira-mar, a visão agora é de uma placa de "Perigo! Minas".

Uma testemunha da Reuters viu uma família com uma criança pequena caminhando por uma praia isolada, chapinhando no mar após o anoitecer, desafiando as regras.

Outros moradores estenderam toalhas de praia ao longo dos calçadões em vez de nas praias para se bronzearem em seus trajes de banho.

"Eles (os militares) disseram para não ir lá (à beira-mar)", disse o morador local de 18 anos, Kyrylo Zinchenko. "Por que você iria lá? Este é o verão que teremos."

Antes um motor da economia local, o turismo em Odessa secou completamente.

"Percebemos que a componente turística e recreativa é um elemento importante..., mas também percebemos que se não fizermos a defesa da nossa região, não haverá orçamento para preencher", disse Nataliia Humeniuk, porta-voz do Comando Militar do Sul.

A economia local sofrerá um grande impacto, disse Oleksandr Babich, proprietário do escritório de turismo. "São hotéis, restaurantes, souvenirs, todo tipo de serviço de praia. São coisas ligadas ao setor cultural... Não sei como vai ficar a economia da cidade sem eles."


Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem