Bonitos mas perigosos: 8 belos animais dos quais devemos passar longe

O dragão-azul armazena o veneno e o mantém concentrado para sua própria defesa (Foto: Sylke Rohrlach/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Alguns dos animais mais venenosos e perigosos do mundo também fazem parte do grupo dos mais belos. As cores vibrantes e brilhantes, apesar de serem visualmente atrativas, servem como mecanismo de defesa e avisam os predadores de que é melhor não chegar perto. Conheça alguns deles!

1. Cobra coral-azul-da-malásia

Coral-azul-da-malásia – Calliophis bivirgatus (Foto: Seshadri.K.S./ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Essas serpentes extremamente venenosas geralmente medem cerca de 140 cm quando adultas. Possuem um tom de azul profundo ou índigo com listras azuis ou brancas nas laterais do corpo. Sua cabeça, ventre e cauda comumente possuem um tom vermelho brilhante.

2. Caravela-portuguesa

Caravela-portuguesa – Physalia Physalis (Foto: Brett Ortler/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Apesar de suas belas cores, que variam entre o rosa e o azul, este curioso animal é muito perigoso. Seu veneno possui efeito parecido ao da aranha viúva-negra, que provoca dores muito fortes, queimaduras até de terceiro grau, e, em casos mais extremos, reações alérgicas graves acompanhadas de arritmias, náuseas e necrose do tecido.

3. Polvo-de-anéis-azuis

Hapalochlaena maculosa (Foto: Saspotato/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Embora esse polvo australiano seja relativamente pequeno – apenas do tamanho de uma bola de golfe – seu veneno é mortal. Pode causar insuficiência respiratória em 10 minutos e morte em 30 minutos. Uma mordida pode matar até 26 humanos e não há antídoto.`

4. Rã flecha-azul

Rã flecha azul – Dendrobates tinctorius "azureus" (Foto: Flickr/ Josh More/ CreativeCommons)

A floresta Amazônica das Guianas, de Suriname e do Brasil, é a casa da rã flecha-azul. A espécie possui cores fortes e brilhantes como uma estratégia defensiva, conhecida como aposematismo, para alertar os predadores que são impalatáveis ou tóxicas e assim evitam ser predadas. Embora o nome sugira unicamente o azul, é possível encontrá-la em tons de preto e amarelo.

5. Rã flecha-dourada

Rã flecha-dourada – Phyllobates terribilis (Foto: crbonade/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Este animal é consagrado como sendo o vertebrado mais venenoso do planeta, com veneno suficiente para matar várias pessoas. Comum nas florestas tropicais da costa do Pacífico da Colômbia, a toxina fica nas glândulas da pele e é usada apenas para proteção contra predadores e não para atacar presas.

6. Dragão-azul

Dragão-azul – Glaucus atlanticus (Foto: Peter Woodard/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

O dragão-azul é uma pequena lesma marinha azulada de cerca de 3 cm. O animal flutua na superfície dos oceanos e é predador de organismos maiores, como, por exemplo, as caravelas. Ele se protege do veneno da presa por meio da produção de muco e armazena a toxina para fins defensivos. Na verdade, esse veneno é mais nocivo que sua forma original, pois o dragão azul o mantém concentrado.

7. Baiacu

Baiacu amarelo – Arothron meleagris (Foto: Onderwijsgek/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Embora tenha feito uma adorável participação na animação Procurando Nemo, o baiacu é, na realidade, uma espécie de peixe realmente perigosa. Se ingeridos, esses animais infláveis ​​são 1.200 vezes mais tóxicos que o cianeto.

8. Cobra-tigre-ocidental

Cobra-tigre-ocidental – Notechis scutatus (Foto: MusikAnimal/ Wikimedia Commons/ CreativeCommons)

Há uma grande variedade de espécies diferentes de cobra-tigre na Austrália, mas a ocidental é uma das mais bonitas, podendo mudar de cor dependendo da estação. Elas usam veneno para caçar e matar presas e podem crescer até cerca de 2 m de comprimento. Embora sejam agressivas por natureza e extremamente venenosas, são bastante tímidas e, portanto, raramente são vistas.

Fonte: Vida de Bicho


Postagem Anterior Próxima Postagem