Com 5% de chance de ser mãe, mulher engravida 2 vezes na mesma semana

GettyImages

Com problemas na tireoide e apenas 5% de chance de ser mãe novamente, a inglesa Alina Luca já tinha perdido as esperanças de engravidar quando foi ao médico e descobriu uma surpresa em dose dupla: estava esperando duas meninas que não eram gêmeas — ela engravidou duas vezes com intervalo de uma semana.

“Engravidei quando já estava grávida. Não achei que fosse possível”, declarou Alina em entrevista ao jornal The Sun. “Descobrimos que elas foram concebidas com intervalo de uma semana por causa da diferença de tamanho. É um milagre que isso tenha acontecido comigo”, conta.

A mulher de 30 anos teve duas filhas como resultado de uma superfetação – um fenômeno raro em humanos com apenas poucos casos confirmados na história. “Depois que processei a informação e fiz algumas pesquisas, fiquei em choque e pensei: ‘É incrível'”, conta.

Milagre

Apesar de terem nascido praticamente na mesma hora, em 15 de março, as filhas Ellie e Millie não são consideradas gêmeas, geneticamente falando.

“Quando conto essa história para as pessoas, elas olham para mim e pensam que sou louca, se perguntam como isso foi possível. Se alguém me dissesse antes, acho que teria a mesma reação”, admite Alina.

Geralmente, a superfetação acontece em mulheres que estão realizando algum tratamento para engravidar, o que acaba atrasando a interrupção da ovulação.

Em uma gravidez comum, após a concepção, o corpo da mulher impede que a ovulação aconteça novamente e por isso um outro óvulo não pode ser fecundado. No entanto, pode haver alguma alteração a nível hormonal que faz com que mesmo já estando grávida há alguns dias, a mulher possa ovular novamente, correndo o risco de ser fecundada se tiver relações desprotegidas.

Como saber se os gêmeos têm idades diferentes

A única forma de saber se os gêmeos têm semanas de vida diferentes é através de um ultrassom que indica que um bebê apresenta menos desenvolvimento que o outro. No entanto, nem sempre que a mulher está grávida de gêmeos em estados de desenvolvimento diferentes significa que houve superfetação.

Inicialmente, a mulher não irá notar nenhuma diferença e descobrirá que está grávida no tempo normal, quando apresentar sintomas como tontura, náusea, mamas sensíveis ou atraso da menstruação. O médico pode suspeitar de que se trata de uma gravidez de gêmeos quando verifica que os níveis de Beta HCG estão muito elevados. A confirmação é feita através do ultrassom e é nesta hora que a superfetação pode ser descoberta.
Como pode acontecer

A gravidez de gêmeos com idades diferentes pode acontecer porque o espermatozoide permanece vivo dentro do útero por cerca de 3 dias. Supondo que a mulher estava ovulando e tenha havido contato íntimo, se um espermatozoide conseguir entrar no óvulo, haverá concepção e isso indica que ela está grávida de apenas um bebê.

Se por algum motivo mesmo após esta concepção a mulher apresentar outro óvulo maduro, e ele for fecundado 2 ou 3 dias depois por outro espermatozoide que pode ter vindo da mesma relação sexual ou não, ela ficará grávida do segundo bebê. Nesse caso, ela estará grávida de gêmeos e eles serão bivitelinos, porque cada um terá sua placenta.

Fonte: Tua Saúde


Postagem Anterior Próxima Postagem