COPA ES 2022 | VAR será utilizado pela primeira vez no futebol capixaba; veja onde e quando



Será na grande final da Copa Espírito Santo 2022, marcada para o dia 30 de julho, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica


O Árbitro Assistente de Vídeo será utilizado pela primeira vez em uma partida organizada pela Federação de Futebol do Espírito Santo. No dia 30 de julho, na grande final da Copa Espírito Santo 2022, o popular VAR vai ser acionado para auxiliar a arbitragem, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

O sistema será da mesma empresa que opera para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos jogos do Campeonato Brasileiro Série A. Os árbitros de vídeo a serem escalados serão oriundos do quadros da CBF, devidamente habilitados pela FIFA para esse tipo de operação.

O vencedor da grande final garante vaga na Copa do Brasil 2023. O vice fatura a participação na Copa Verde 2023. O Vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FES, Marcos André Gomes, explica a importancia do VAR.

- É um marco para o futebol do Espírito Santo. Anseio de todos os amantes do esporte, o VAR, enfim, chega aos gramados capixabas. O Futebol moderno está se desenvolvendo a passos largos, um processo no qual a tecnologia exercerá um papel preponderante.

O árbitro de vídeo já é algo comumente utilizado nos dois principais escalões do futebol brasileiro. Agora, o recurso será de ganho técnico para a definição dos representantes do Espírito Santo nas competições nacionais da próxima temporada

- A tecnologia de vídeo só será usada para corrigir erros claros e incidentes não vistos nas situações pré-definidas e que podem mudar o rumo do jogo, como gol, pênalti, cartão vermelho direto e erro de identificação, que é quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado. Porém, a decisão final será sempre do árbitro de campo. A filosofia VAR é pautada na mínima interferência e máximo benefício.

Fonte: ge.globo/es



Postagem Anterior Próxima Postagem