Daniel Silveira usa rede social mesmo proibido pelo STF

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) deixa seu gabinete na Câmara dos Deputados, em Brasília | Cristiano Mariz/Agência O Globo

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) voltou a fazer postagens em seu canal no Telegram, mesmo com a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de que suas contas em redes sociais sejam bloqueadas. “Voltamos com tudo! Não é uma festa democrática, é uma guerra contra a corrupção", publicou Silveira na manhã desta sexta-feira.

Na sequência ele fez outras publicações atacando a esquerda e demonstrando apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Sua última postagem na plataforma tinha sido em setembro de 2021.

Post de Silveira | Reprodução

O parlamentar foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão por estimular atos antidemocráticos e ataques a instituições. Além disso, por determinação de Moraes, ele teve suas contas em redes sociais banidas.

Seus perfis no Twitter, Facebook e Instagram seguem bloqueados. Porém, seu canal no Telegram — plataforma que até pouco tempo não tinha representação no Brasil — seguiu ativo, apesar dele não ter feito postagens desde sua condenação.

Em abril, Bolsonaro concedeu o indulto presidencial a Silveira por sua condenação no STF. Desde então, ele vem descumprindo decisões da Justiça, como o uso da tornozeleira eletrônica e a participação em eventos públicos.

Nesta semana, a Procuradoria-Geral da República apresentou manifestação ao Supremo recomendando que seja declarada extinta a pena contra o parlamentar em função do decreto de indulto.

Seu perfil no Telegram tem mais de nove mil inscritos. Recentemente, a plataforma sinalizou uma mudança de postura após muita resistência em colaborar com a justiça brasileira. A mudança ocorreu após uma decisão do STF determinando o seu bloqueio. Em maio, o aplicativo fechou uma parceria com o TSE no combate à desinformação.

Nesse mês, Bolsonaro recebeu no Palácio do Planalto o vice-presidente do Telegram, Ilya Perekopsky, e o advogado da empresa no Brasil, Alan Campos Elias Thomaz. Após o encontro, o presidente publicou em suas redes: "Ótima conversa sobre a sagrada liberdade de expressão, democracia e cumprimento da Constituição",

Fonte: O Globo


Postagem Anterior Próxima Postagem