Eleição fora de época: Doutor Antônio é eleito prefeito de Itapemirim


Cerca de 35 mil eleitores de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foram às urnas neste domingo (05) e escolheram o novo prefeito e vice-prefeito do município. Antônio da Rocha Sales, conhecido como Dr. Antônio (Progessistas) foi eleito com 50,12% dos fotos válidos (13.062 fotos). O resultado foi divulgado às 18h10 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES)

A eleição suplementar foi marcada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa de Thiago Peçanha e do vice, Niltinho Santos, por abuso de poder político e veiculação de publicidade fora do período permitido. Eles foram eleitos em 2020 com pouco mais de 51% dos votos.

Como já noticiou a jornalista Fabi Tostes na coluna De Olho no Poder, no Folha Vitória, Niltinho (PSDB) foi dos três candidatos a disputar as novas eleições. O candidato recebeu 1,775 dos votos válidos, o equivalente a 460 votos. Como ele não perdeu os direitos políticos com a cassação da chapa — como ocorreu com Peçanha —, ele disputou o cargo de prefeito, com Rogério Paresqui (MDB) como vice.

A disputa pelo cargo contou inda com o prefeito interino Zé Lima (PDT), que veio com Carlinhos de Bricio (Republicanos) como candidato a vice-prefeito. Zé Lima ficou em segundo lugar na votação com 48,11% dos votos (12.539).

Em 2020, Zé Lima foi eleito vereador e presidente da Câmara de Itapemirim, mas com a cassação do prefeito e do vice, ele assumiu o comando do Executivo Municipal. Quando tomou posse, em abril, ele gerou polêmica ao nomear a esposa e o irmão para estarem à frente de secretarias do município.

Dr. Antônio (PP) também disputou o cargo. Seu vice na chapa foi Fabio Dagata (PSB).

Dr. Antônio concorreu a vaga na prefeitura em 2020, ano que Thiago Peçanha foi eleito, e teve 46,02% dos votos. Desta vez, ele contou com o apoio de grandes nomes políticos ligados ao partido e ao governo do Estado.

Fonte: TV Vitória/Record TV.


Postagem Anterior Próxima Postagem