ES tem novo caso suspeito de varíola dos macacos

Varíola dos macacos é semelhante à varíola que já foi erradicada, mas menos severa e menos infecciosa — Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY/BBC

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) divulgou, na tarde desta quarta-feira (22), que notificou ao estado um caso suspeito de varíola dos macacos.

"O morador de Vitória apresentou critérios para definição de caso sendo prestado atendimento clínico e laboratorial ao mesmo. As coletas dos exames foram entregues ao laboratório do estado", divulgou a Semus.

Ainda de acordo com a secretaria, o paciente está "em ótimo estado de saúde" e foi orientado quanto ao isolamento domiciliar.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, confirmou o caso suspeito e disse que o paciente esteve recentemente em países com alta incidência da doença.

Embora o contato com pessoas de outros países seja um dos critérios avaliados neste momento para suspeita da doença, Nésio Fernandes salientou que esta interpretação pode ser diferente nos próximos meses.

"A pessoa reúne critérios prováveis, frequentou países já com incidência do vírus, mas está isolado e tem todos os contatos devidamente investigados e monitorados. [A doença] Tem relação importante com pessoas que viajaram, mas podemos ter no futuro casos que não tenham nexo com pessoas que estavam no exterior. Assim que tivermos o primeiro caso confirmado, daremos esse reporte à população", disse o secretário.

Segundo o secretário, os exames iniciais do paciente já estão com o Laboratório Central do ES (Lacen), que realiza o diagnóstico de doenças que possuem sintomas parecidos com os apresentados pela varíola dos macacos.

Caso outras doenças sejam descartadas a amostra do paciente é encaminhada ao laboratório de referência no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que realiza o diagnóstico confirmatório sobre a varíola dos macacos.

Nesta semana, outro caso suspeito no Espírito Santo foi descartado.

Atualmente, o Brasil registra oito casos confirmados da doença.

Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola dos macacos no mundo, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.

Os dados levam em conta apenas pacientes identificados em locais em que a doença não é endêmica.

Da Redação com G1


Postagem Anterior Próxima Postagem