ES vive 5ª onda da covid-19 e uso de máscaras em ambientes fechados segue recomendado

Foto: Divulgação/ Sesa

O secretário da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, concede entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (06) sobre o enfrentamento à covid-19 no Estado capixaba. Acompanhe os principais tópicos:

ES vive quinta onda da covid-19, diz Nésio

Nésio Fernandes: "O Espírito Santo vive uma quinta expansão da curva de casos da covid-19 em território capixaba. Esta quinta onda já se desenhou em seis semanas completas de crescimentos de casos onde, até a quinta semana, os casos vinham dobrando a cada 14 dias. Simultaneamente, não identificamos o impacto significativo nas internações de leitos de UTI e enfermarias covid, por semana, dentro da rede pública. Estamos mantendo uma média de 5 casos de pacientes por semana".

ES alcançou 90% da população idosa com três doses

Nésio Fernandes: "Os indicadores de vacinação representam conquistas. Especialmente na população idosa. O Espírito Santo já alcançou 90% da cobertura de 3 doses em um grupo específico. No entanto, a chegada das variantes impõe a atualização da estratégia de vacinação com toda a sociedade. O ritmo da vacinação não alcançou velocidade suficiente para que novas ondas não pressionassem o serviço de saúde".

ES já tem comprimido para tratamentos específicos em pacientes hospitalizados com a covid-19

Nésio Fernandes: "Já incorporamos o medicamento utilizado para tratamentos específicos para pacientes hospitalizados com a covid. Distribuímos em alguns hospitais. É um comprimido por dia, durante 14 dias. Caso o medicamento seja necessário em outra unidade hospitalar, a solicitação é feita e o governo do Estado encaminha. Já abrimos processo de compra, já que o governo federal não enviará novos lotes ao Estado".

71% dos óbitos de abril e maio foi de pessoas idosas

Nésio Fernandes: "Em abril e maio identificamos que 71% dos óbitos ocorreram em pessoas idosas. Do total desses óbitos, 92% aconteceram em pessoas com esquema vacinal atrasado. Temos um único óbito de um idoso que recebeu o segundo reforço. O segundo reforço é suficiente para reduzir risco de internações e óbitos na população indicada. (...) A 4ª dose da vacina está recomendada a partir dos 50 anos, e entendemos que ela deve se estender à toda a população adulta pelo SUS. Esse debate deve ocupar espaço com a comunidade científica e com o Ministério da Saúde nas próximas semanas".

ES vai intensificar as campanhas de vacinação

Nésio Fernandes: "Temos 3,7 milhões de capixabas aptos a receberem vacinas. (...) estamos com a meta de alcançar 90% de cobertura vacinal até o mês de agosto. Pretendemos incrementar campanhas de vacinação, trabalhar com os municípios e realizar os mutirões. Retornaremos com as coletivas semanais. Na próxima coletiva, vamos apresentar as principais taxas e outros dados importantes para a população capixaba reconhecer o papel importante da vacinação".

Nésio reforça recomendação do uso de máscaras

Nésio Fernandes: "Mantemos a recomendação explícita do uso de máscaras em ambientes fechados principalmente, em transportes coletivos e orientamos a todos: não subestimem sintomas leves. Não tornaremos obrigatório o uso de máscaras agora. Seguiremos recomendando. Entendemos que as condições que enfrentamos no momento são diferentes e, neste momento, não exige restrições".




Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem