Governo entrega equipamentos e veículos de transporte sanitário para mais 10 municípios


O governador do Estado, Renato Casagrande, entregou, nesta sexta-feira (03), 11 novos veículos de transporte sanitário que vão atender aos municípios das microrregiões Litoral Sul e Central Sul, beneficiando mais de 415 mil habitantes. Os objetivos são garantir o acesso de todos os capixabas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o fortalecimento dos serviços de saúde prestados.

Foram contemplados os municípios de Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma e Presidente Kennedy.

A entrega aconteceu durante agenda oficial em Muqui, onde o governador falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Estado para a melhoria do atendimento da população na área da saúde no interior do Estado. “Desde o início do nosso mandato estamos fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). A descentralização dos serviços de saúde é uma forma de fortalecimento. Contudo, alguns serviços ainda dependem de deslocamento, por isso esses veículos são essenciais para transportar os pacientes com mais segurança e conforto”, observou.

Foram adquiridos 89 automóveis pelo Governo do Estado, com capacidade para 16 passageiros cada, totalizando o investimento de R$ 23,4 milhões. A distribuição está sendo realizada de forma gradativa, sendo dois veículos de transporte sanitário para os municípios com população superior a 75 mil habitantes e um automóvel para os com população inferior a 75 mil habitantes.

“Agradecemos ao Governo do Estado e à Secretaria da Saúde pela entrega do novo veículo que ajudará a minimizar a grande demanda de diversos procedimentos de saúde em nosso município”, declarou o prefeito de Atílio Vivácqua, Josemar Fernandes.

Entrega de câmaras de refrigeração

Ainda na solenidade desta sexta-feira, o governador Renato Casagrande anunciou a entrega de oito novas câmaras de refrigeração destinada aos municípios de Cachoeiro de Itapemirim – que receberá três equipamentos, sendo dois de 500 litros e um de 1.500 litros –, Itapemirim, Anchieta e Piúma, que receberão uma câmara de 280 litros cada um.

A aquisição desses equipamentos visa à estruturação de unidades de Rede de Frio nos municípios contemplados, com o objetivo fortalecer o Programa de Imunizações do Estado.

O investimento faz parte de incentivo financeiro do Ministério da Saúde, da ordem de R$ 2 milhões, para estruturação de unidades de Rede de Frio e para Vigilância Epidemiológica da Síndrome Gripal municipais, conforme planejamento do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.

“Este é mais um momento em que é reafirmada a importância das ações do Governo do Estado, por meio da Sesa, em dar condições, do ponto de vista da estrutura, para garantir a qualificação do acesso dos usuários do SUS aos serviços ofertados no Espírito Santo”, salientou o subsecretário de Estado de Assistência em Saúde, José Maria Justo.

Para o superintendente Regional de Saúde, Márcio Clayton, as entregas vão impactar de maneira positiva a vida de mais de 415 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram nessas microrregiões. “As novas vans, por exemplo, reforçam a intenção da Sesa em valorizar ainda mais a saúde em nossa região, levando bem-estar aos pacientes, por meio de um transporte humanizado e de qualidade. Concomitantemente, a entrega das câmaras de refrigeração vai otimizar os serviços da rede de vigilância epidemiológica”, enfatizou.

Fonte: Governo ES


Postagem Anterior Próxima Postagem