IBGE: questão sobre orientação sexual põe Censo em risco

Reprodução
IBGE diz que não vai incluir perguntas sobre identidade de gênero/orientação sexual no censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) , afirmou que não será possível incluir perguntas sobre orientação sexual e identidade de gênero no censo que será realizado em agosto deste ano.

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (9), o órgão ressaltou que a não inclusão dos quationários se dá porque ainda não há técnica e metodologia adequadas para tratar dos temas com o respeito que eles merecem.

"Sobre a decisão da Justiça Federal do Acre, o IBGE informa que, a menos de dois meses do início da operação do Censo Demográfico 2022, não é possível incluir no questionário pergunta sobre “orientação sexual/identidade de gênero” com técnica e metodologia responsáveis e adequadas - muito menos com os cuidados e o respeito que o tema e a sociedade merecem", destacou o instituto.

O IBGE também enfatizou que a inclusão dos campos sobre orientação sexual/identidade de gênero implicaria em impactos financeiros severos, dado que seriam necessárias revisitas às pessoas, o que poderia inviabilizar a operação censitária.

Fonte: iG


Postagem Anterior Próxima Postagem