Justiça mantém preso veterinário denunciado por maus-tratos


O médico veterinário André Carolino de Souza, preso na última quinta-feira (09) acusado de maus-tratos na própria clínica veterinária, no bairro Pontal das Garças, em Vila Velha, teve a prisão convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada nesta sexta (10).

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Eduardo Passamani, o homem também tratou os fiscais com truculência durante a operação, tentando impedir a fiscalização no local.
"Ele chegou a ameaçar o diretor e o médico-veterinário da prefeitura que atestou a situação do local. Fizemos o procedimento de prisão em flagrante, encaminhamos e pedimos a conversão da prisão. Estamos felizes com a decisão da prisão preventiva, é uma decisão que afasta ele da sociedade", afirmou.

À reportagem, Passamani explicou que, hoje, quem comete o crime de maus-tratos, recebe a pena de dois a cinco anos de reclusão. Se a pessoa for flagrada cometendo o crime, é presa em flagrante e não tem direito a fiança.

"Também agradecemos muito a parceria do Ministério Público. As pessoas que souberem de casos desse tipo, podem registrar a denúncia através do telefone 181 ou realizar a ocorrência em uma delegacia de meio ambiente. Também existe a possibilidade de registrar a ocorrência online no site da Polícia Civil", concluiu.

O auto de prisão afirma que, na clínica de André, foi constatada a presença vários animais acondicionados em locais totalmente insalubres, assim como vários objetos de cirurgia expostos de qualquer maneira.

A juíza Raquel de Almeida Valinho considerou a prisão de André perfeita e sem vícios. A magistrada entendeu que “a liberdade do autuado, neste momento, se mostra temerária e a prisão preventiva oportuna, sobretudo para evitar a reiteração delitiva e garantir a Ordem Pública, diante da natureza do delito imputado, bem como das suas circunstâncias, ressaltando-se que os crimes eram supostamente praticados no interior de uma clínica veterinária, local onde se esperava que os animais fossem tratados e cuidados, salientando, ainda, as consequências causadas, entendendo, assim, que outras medidas cautelares se mostram inadequadas”.

Prefeitura de Vila Velha
Prefeitura de Vila Velha

Em relação à exposição do médico na imprensa, alegada pela defesa dele, destacou que "os fatos narrados se revestem de extrema gravidade, não havendo que se falar em mera influência midiática, existindo fatos concretos a ensejar a conversão da prisão, como fundamentado".

O que diz a defesa de André Carolino

À reportagem, a defesa de André Carolino informou que o objetivo atual é de que o veterinário consiga defesa adequada. "Assim buscamos imediato acesso aos documentos que instruem o procedimento", afirmaram os advogados.

Fonte: Folha Vitória


Postagem Anterior Próxima Postagem